Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de abril de 2024

213 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



Os de Várzea-Alegre dizem que o causo se deu em Arneiros, os de Arneiros dizem que foi em Várzea-Alegre. Eu não digo nada, minha parte materna é de uma cidade e a paterna é da outra. Vou ficar com a historia que ouvir do saudoso vereador cratense Joaquim de Sousa Brasil.

Vou vender a história pelo mesmo preço que recebi, nem mais nem menos. Dizia o  nobre vereador cratense que  o fazendeiro e pecuarista "Pedroso" se elegeu prefeito de Arneiros. Transferiu  a prefeitura para sua fazenda de onde administrava o município. Pouco  visitava a cidade.

Um dia, o governador do estado, retornando da cidade de  Saboeiro, por volta da década de 50 do século passado o carro quebrou uma peça e careceu que fossem comprá-la em Iguatu. Ficou o governador no meio da rua. 

Procurando pelo prefeito recebeu a informação que estava na fazenda 12 km distante da sede do município.  O governador mandou um portador avisar que estava na cidade e gostaria de falar com ele.

Então, o portador ao chegar na fazenda  disse para o prefeito : O governador está na cidade  e gostaria de falar com o senhor.

O prefeito pensou, pensou mais um pouco e respondeu : Oh homem, volte e diga pra ele que espere até amanha  porque hoje a noite nós vamos fazer um "reizado" aqui na fazenda e eu sou o boi, se eu sair perde a graça.

Um comentário:

  1. E o prefeito estava coberto de razão, afinal de contas quem tinha prestigio na ribeira do Rio do Jucá era ele e não o governador.

    ResponderExcluir