Não te ensoberbeças pelas boas obras, porque os juízos dos homens são muito diferentes dos de Deus, a quem não raro desagrada o que aos homens apraz.
Se em ti houver algum bem, pensa que ainda melhores são os dos outros, para assim te conservares na humildade.
Nenhum mal te fará te julgares inferior a todos; muito, porem, se a qualquer pessoa preferires. De continua paz goza o humilde; no coração do soberbo, porem, reinam o ciume e a irritação.
Tomás Kempis.
Tomás Kempis.
Morais:
ResponderExcluiro livrinho “A Imitação de Cristo” cuja escrita é atribuída a Thomas Kempis constitui-se na obra mais difundida da espiritualidade cristã depois da Bíblia. O mínimo que se pode dizer é que este livro pode ser considerado um clássico da literatura cristã. Trata-se de uma coletânea de reflexões escritas em estilo simples, destinadas a alimentar a vida espiritual dos cristãos.
A obra divide-se em quatro partes chamadas livros, subdivididos em pequenos capítulos: o primeiro, traz conselhos úteis para a vida espiritual; o segundo, traz exortação à vida interior; o terceiro, trata da consolação interior; e o quarto, do Sacramento da Eucaristia.
Por se tratar de uma obra escrita, provavelmente, no início do século XV, espelha as características da espiritualidade da época: mais psicológica que intelectual ou moral; considera a humanidade de Jesus e o chama de amigo, a quem se dirige de forma coloquial.
Armando - Eu tenho o livro e vou postar algumas de suas mensagens.
ResponderExcluirAbraços.
Comecar este dia, apreciando o intelecto de dois gigantes, e uma bênção de São João. Feliz São João aos dois.
ResponderExcluir