Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de março de 2024

190 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Eu sou um saudosista inveterado, irremediável. Isso não me causa  prejuízo algum.

Outro dia eu me encontrei com um ex-colega do colégio na gloriosa praça Siqueira Campos, Crato, e, contei uma historinha besta do nosso tempo.

Ele me olhou bem nos olhos e perguntou : Tu ainda lembras disso?  Entendi como  deboche, mas, não me ofendi. Na minha singeleza e humildade  tentei compreender. Não revidei, respondi apenas : Lembro-me, a saudade é a memória do coração. E, a memória costuma guardar as coisas boas e felizes.

Quem pode esquecer o padre Frederico Nierhoff? Quem pode esquecer as missas do monsenhor Rubens na Sé Catedral? Quem tem a capacidade de não lembra o filme "Os Girassóis da Rússia no Cine Educadora, Jango no Cassino, Dr. Jivago no Moderno?  Quem assistiu aula de química com o padre Davi, francês com Monsenhor Raimundo Augusto e Português com Vieirinha pode esquecer?

Quem tomou um sorvete de mangaba  na Lanchonete do Bantim? Quem participou da festa da cebola no Crato Tênis Clube? Quem viu o "Votoran" jogando  na Quadra Bicentenário? Noventa com o a sua carroça cheia de mercadorias atravessando a Rua? A feira do Crato?  Há como esquecer?

E, por fim, quem namorou, casou e viu a esposa  gravida a espera  do primeiro filho! Quem poderia esquecer as santas mãos do Dr. Hélder entregando o filho todo lambuzado e sujo do jeito que nasceu  para o acalento da mãe? Pode ter  algo mais precioso,  mais sublime e mais divino do que isso? Tem como não lembrar?

Por essas razões, meu amigo, eu sou um saudosista, e não só isto, sou um eterno devedor de gratidão  por todas essas graças  que  Deus me concedeu. 

5 comentários:

  1. A saudade é sabia. É parcial. Só lembra das coisas boas. Ainda Bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também padećo desta coisa boa, chamada saudosismo. Que traz juntas, saudade e tristeza, na maioria das vezes.

      Excluir
  2. Os saudosistas quase sempre são historiadores e contribuem para preservação do conhecimento. Estudei em Crato e pude desfrutar de parte dessas imagens e convivências no Cine Educadora, Lanchonete do Bantim, Praça Siqueira Campos, Crato Tenis Clube e Praça Nicentenário.

    ResponderExcluir
  3. Quem não sente Saudade, não foi feliz!
    Fernando Callou.
    Crato, 09 de Junho de 2023.

    ResponderExcluir
  4. Essas suas maravilhosas lembranças bem descritas não são só suas, são de todos nós que temos o prazer de rememorar o passado assim como você, bem o faz.

    ResponderExcluir