Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

O Soldado Duzentos - Por José Figueiredo de Brito Filho.

O SOLDADO DUZENTOS.

Eu não sabia por quais artimanhas - era conhecido por ter botado pra correr, sozinho o temível, Lampião e seus numerosos bandoleiros.

Somente anos depois vim saber a verdade, narrada pelo próprio ex-policial. O nome do personagem era João Paulo da Silva, natural da cidade paraibana de Sapé, casado com a brejo santense dona Vitoria. 

O soldado Duzentos, sem o auxilio de outros praças, botou o quadrilheiro e seus asseclas pra correr. Antes de atacar a cidade, Virgulino, cautelosamente, despachou um de seus capangas como olheiro para estudar e avaliar o terreno. Regressando o espião, perguntou-lhe o famoso chefe cangaceiro : 

E então cabra... Quantos macacos estão acampados? E ele trocando as bolas na pressa da informação, ao invés de dizer: Só vi o soldado "Duzentos", foi enfático : Eu só vi "Duzentos" soldados.

Nem é preciso dizer que o destemido Capitão Virgulino Ferreira, prudentemente, mas que depressa, pegou o caminho da mata, seguido por sua cabroeira, deixando assim  o sortudo povoado em paz. E, pra sorte do próprio soldado Duzentos. 

6 comentários:

  1. Duzentos, um senhor muito honrado e honesto. Lampião sempre que o perigo rondava ele fazia bunda de ema, fugia.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó contava está história.

    ResponderExcluir
  3. Todo valentão, teme alguma coisa......

    ResponderExcluir
  4. Realmente cheguei. a. Ouvir essa. História (. entre outras ). Contada pelo meus pais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Eu agradeço muito pelos seus comentários, eles agregam valores inestimáveis as postagens. Porém, seriam muito mais importantes se não fossem anônimos.

      Excluir
  5. Marco Antonio Alves Pereira1 de março de 2023 às 11:28

    Eu sou neto do Soldado Duzentos e a história foi mais ou menos assim. Por coincidência ou destino sou Delegado de Polícia Civil.

    ResponderExcluir