Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 20 de junho de 2023

203 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Essa historinha aconteceu em minha cidade Várzea-Alegre. Por mais mirabolante que você a considere foi verdade.

É vero.

Raimundo Lucas, "Bidim", o grande poeta, varzealegrense, nasceu e se criou no sitio Chico, localidade rural do município. 

Nos tempos de juventude amargou uma paixão condenada por uma prima conhecida por Maria.

Um dia, num terço em ação graças pela recuperação da saúde do futuro sogro, a sala empilhada de gente, Maria fez um movimento brusco, e, soltou um peido.

O poema a seguir, feito pelo Bidim no momento do acidente comprova  a minha assertiva :

Quando se quer bem, o sovaco não fede, não tem mal hálito nem se sente a inhaca de chulé.

Veja como o Bidim declarou seu amor por Maria :

Eu estava ajoelhado,
Quando uma pobre moça.
Peidou com tanta força,
Que fiquei admirado.
O peido foi tão danado,
Que o vestido encheu.
De vergonha ela correu,
A pobrezinha tremendo.
Eu fiquei de cá dizendo,
Foi grande, mas não fedeu.

2 comentários:

  1. Raimundo Lucas Bidinho, um dos grandes poetas populares do Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Minha Gente deixem de prosa
    E tambem de putaria
    Já tão fazendo é mangofa
    Desse peido de Maria

    ResponderExcluir