Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 26 de março de 2024

191 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Nesse nosso grupo de pouco mais de 100 membros tem mais  de 15 médicos. E, é dedicado a eles essa historinha de um deles. Aqui encontramos  os extremos :  de um lado  o erudito do médico e do outro  o populacho do paciente, do caboclo sertanejo.

Buchada com rapadura.

O doutor José Sávio Teixeira, médico na cidade de Cedro Ceará, passava os finais de semana em Várzea Alegre, onde às vezes, atendia alguns amigos dos seus pais.

Em um desses finais de semana, ele estava na sala da casa com alguns amigos, quando chegou Chico Porfírio e Pedro Marcelino, trazendo Imaculada numa rede gritando de dor. Arriaram a rede na sala  e pediram para que o doutor Sávio atendesse a doente.

O bom médico cumprindo a sua promessa de formatura foi logo examinando a paciente ali mesmo. Sem se descuidar de colocar máscara cirúrgica e luvas, o médico deu uma rápida olhada, se dirigiu a Chico, o esposo e perguntou:
Qual foi a alimentação dela ontem?
Cuma?
O que foi que ela comeu ontem?
"Bom! Tirando uma buchada cum rapadura, ela só cumeu uma jaca, um quilo de tripa de poico torrada e mei quilo de mudubim".

Dr. Sávio se dirigiu novamente ao Chico e falou: "Tudo indica que se trata de uma superdosagem de cálcio no esôfago retilíneo, de ação neurovegetativa retardada, prolongando-se pelas paredes internas, gastando hidrogenagem e ramificando-se até a ponta do osso ilíaco".

Chico Porfírio perguntou: Doutor! "Ainda qui má pregunte". "Foi pru causa dessa dosa de cal no isôfo, qui Imaculada vei da Carrapateira inté aqui se cagando toda"?

Pode jurar que foi. Mas, ela vai ficar boa, eu vou prescrever um soro reidratante e bastante água de coco. Mas, quando ela ficar boa, não deixe mais ela comer buchada com rapadura nem tripa de porco com jaca.

2 comentários: