Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

118 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


O Colégio Santa Teresa foi fundado pelo primeiro bispo do Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva para que as jovens pudessem concluir a Escola Normal na sua terra natal.
Esta escola pela eficiência da Madre Ana Couto, sua primeira diretora, tornou-se um dos centros de referencia educacional feminino do Ceará.
Administrada pelas irmãs de Santa Teresa, congregação bambem criada pelo Bispo Dom Quintino, destacou-se pela sua rígida disciplina e ensino eficiente. Manteve também em determinada época um internato, para atender as moças que não residiam na cidade.
Por aquele ateneu passaram em vários períodos  alunas de conceito elevadíssimos,  tais como : Aldenora Arraes, Esther Sá, Aglair Peixoto, Jacira Brito, Doralice Neri, Tereza Arraes, Socorro Couto, Silvanira Neri, Socorro Carreia, Afonsina Diniz,  Dolores Menezes, Pia Mary Brito e muitas outras.
Quantos apaixonados visitaram aquelas calçadas, pensando no que sua amada estava lá dentro meditando. Embora sem ter tido namorada no internato, participei de algumas serenatas  para alem daqueles umbrais; serestas simples, mas sempre nervosas, porque o Palácio do Bispo  ficava em frente ao colégio.
Somente o esporte algumas vezes, aproximava as "teresias" dos seus namorados; os campeonatos de voleibol na quadra do estabelecimento. 
Era gratificante ver durante aquelas disputas intercolegiais, o fotografo  amador José Gil Borges ajustando o foco de sua Kodak ao grupo de colegiais, sempre esperando aparecer mais uma, para assim aumentar o numero de copias a serem reveladas.
Durante as partidas, a ala masculina sempre ficava bem atenta as jogadas  de "manchetes", pois quem estava na frente  sempre " brechava"  um colo mais avantajado  e quem estava por trás, dois dedos de coxas.
Eita tempo inocente.
O colégio hoje em dia nos seus quadros mistos, continua formando jovens caririenses e quando eu passo em frente lembro-me daquele simbolismo erótico de uma juventude que hoje parece não mais existir.
Coronel José Ronald Brito.

3 comentários:

  1. Eu conheci vários casais de Várzea-Alegre que namoraram e se casaram. Ele do Colégio Diocesano ela do Colégio Santa Teresa. As fugas do colégio e as serenatas deram bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. Conheci algumas professoras que ai concluiram seu magisterio. Ana Amorim, Delma do Vale e Luzanir Macario, foram algumas delas.

    ResponderExcluir
  3. Muitas boas lembranças este colégio nos traz 💖💖💖

    ResponderExcluir