Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de abril de 2023

013 - PRECIOSIDADES ANTIGAS DE VÁRZEA-ALEGRE - POR ANTÔNIO MORAIS.



Essa história é verdade. Aconteceu na loja de tecidos  do nobre amigo e camarada Chico Francisco localizada à antiga rua Major Joaquim Alves em Várzea-Alegre.
José de Fransquin Bezerra, o conhecido Zé Prego do sitio São Vicente, assim chamado porque no lugar ninguém é conhecido pelo nome, se não pelo apelido, se achega e se senta no balcão.
Entra na loja uma cigana bem afeiçoada, com vestes extravagantes, brincos, anéis exagerados, e, lança um desafio para lê a mão. É grátis,  não há custo algum.  Zé Prego se antecipa aos demais e lhe estende a mão.
A cigana  foi a riba e foi abaixo, no arrodeio com informações preliminares, e finalmente,  lascou : O senhor é um velho fiota,  metido a namorador, mulherengo e enxerido!
Zé Prego olhou para cigana, olhou de novo e disparou : "Vai numa tria espritada".



Um comentário:

  1. Quando o próprio dono da mão lida concorda, concluiu que a cigana estava no rumo certo. Nas minhas conversas com o amigo e camarada João Francisco tomei conhecimento desta prosa.

    ResponderExcluir