Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 6 de novembro de 2024

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO.


"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.

Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830.

5 comentários:

  1. Compare!

    "Nestes tempos em que pais incentivam bulling, não aceitam notas, questionam e ameaçam professores, passam a mão na cabeça de filhos atropeladores, brigões, marginais, frutos amargos de um tempo sem qualquer noção de limites, semeando uma sociedade que não valoriza a vida".

    ResponderExcluir
  2. A carta expressa a inteligência, sobretudo a humildade deste cidadão que foi uma das maiores personalidades que o mundo conheceu. E o vídeo é o relato de como deveria ser em todo país sério. Não é o caso do Brasil que políticos corruptos têm imunidade e privilégios.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela postagem dedicada a mim também.
    E o Brasil que quer tanto imitar os outros, por que não o faz pelo lado bom?
    Fica dada a dica aos pais, professores e sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  4. LI O TEXTO E ASSISTI AO VÍDEO. ESTOU CONVERSANDO COM OS MEUS BOTONS E ME PERGUNTANDO, SE AQUI NO BRASIL OS POLÍTICOS CORRUPTOS FOSSEM PARA A CADEIA, O PAÍS IRIA INVESTIR TODOS OS RECURSOS DO PIB NA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS.
    É CLARO, PARA MANTER A TRADIÇÃO, PRESÍDIOS SUPERFATURADOS NAS LICITAÇÕES.

    ResponderExcluir
  5. Esta carta devia ser enviada a todo brasileiro.

    ResponderExcluir