Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de março de 2013

Historias de varzealegrenses - Por Antonio Morais



Luiz Bezerra de Morais - Luiz André do Sanharol.

Não há duvidas, Tio Luiz André do Sanharol era homem serio, não gostava de brincadeiras, falava explicado e com uma pausa quase teatral entre uma palavra e outra. Com ele não tinha lorota nem munganga, sua palavra era a ultima.

Certa feita chegou um circo em Várzea-Alegre e se instalou  no local onde, hoje em dia, fica o Centro de Abastecimento Josué Alves Diniz, no centro da cidade. Com muita luta e peleja José André convenceu tio Luiz ir ao circo. Não deu outra.

As atrações principais: Um palhaço, muito imoral, conhecido por Borborema, uns trapezistas hábeis, uns cachorros que jogavam futebol e uma Senhorita, muito afeiçoada que na sua apresentação, vestida em  peças salientes, mostrava partes avolumadas do corpo na sua quase totalidade. Isso numa época de usos e costumes bem diferentes dos atuais. 

Entre as manobras da artista,  estava subir e descer por umas tiras de tecidos com movimentos para diante e para trás, o que levava plateia ao delírio. Para Tio Luiz André aqueles gestos  representavam uma passagem direta para o inferno. 

A certa hora tio Luiz encarou o irmão José André e perguntou: José? Agente paga pra sair? Não Luiz! Respondeu solicito. 

Então eu vou embora. Fez bunda de ema para o Sanharol passando primeiro pela igreja para pedir perdão a São Raimundo. Que tempos hem?

Dedicado aos primos Quinco e Pedrinho.

7 comentários:

  1. Tio Luiz André era metido a profeta de chuvas. Certa feita disse: Este ano o inverno vai ser muito ruim.

    Não chove em Janeiro, não chove em Fevereiro, cai uns pingos em Março e em Abril acaba.

    Jose André disse: Mas Luiz não seja tão desanimado assim, ouvir dizer ontem, que o inverno está muito bom no Piaui! Tio Luiz respondeu já bastante zangado: Pois vá botar sua roça lá!

    ResponderExcluir
  2. Muito diferentes os costumes daquela época, mas mesmo assim já tinha quem estivesse 'as seis e meia na igreja e as oito no cabaré.
    Excelente homenagem a este cidadão que apesar de pobre, foi exemplo de dignidade e honestidade, aprendeu muito bem as lições de Madrinha Zefa, por isso cultivava estes valores, sobretudo a religiosidade. Deixou como herança uma coisa fantástica: uma família muito unida que superam seus problemas juntos e assim são felizes.

    ResponderExcluir
  3. Morais,
    Meu pai também era um excelente profeta: Uma vez, ainda era mês de janeiro, numa roda de amigos, o assunto era o inverno: Ai um deles provocou: Antõnio Leandro e qual é a sua previsão sobre o inverno deste ano? Meu pai respondeu na bucha:
    _Home, quando for no fim de maio eu digo uma coisa a vocês!

    ResponderExcluir
  4. Tio Luis cidadão sério e muito religioso. Dele existem muitas histórias como: a morte do canário, o fogo da broca onde ele tomou uns birinaites, sua queda do pé de manga e muitas outras que não me vem na lembrança. Exemplo de bom pai, bom marido, bom amigo e, acima de tudo um cidadão exemplar no contesto da história de nossa querida terra Várzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  5. Meu pai, Raimundo Bitu, nunca gostou de começo de Inverno e nem de dialogo com pessoas ou profetas que falassem em chuvas. Ele chamava o batimento de enxada de voz da miséria. Ai vinha os outros problemas: pega as galinhas e os porcos e prendem nos chiqueiros, sobe no soltem e pega o arroz da semente, vai lá em Raimundo Sabino e compra um pacote de mirex, e assim sucessivamente.
    Com toda essa frustração nunca abandonou o serviço braçal e desumano da atividade Agrícola, e como fruto dessa economia, com dificuldade investiu na educação dos seus sete filhos.

    ResponderExcluir
  6. PENSE EM UM SER QUE ESTÁ EM ESTADO DE EXTINÇÃO HOMENS SÉRIOS ASSIM

    ResponderExcluir
  7. SE A MOÇA TINHA A SILHUETA DESSA QUE APARECE NA FOTO, EU IMAGINO O QUE SE PASSOU PELAS CABEÇAS DELE... KSKSKSK.

    ResponderExcluir