FRAGMENTOS PARA A HISTÓRIA DE VÁRZEAL ALEGRE, livro da escritora Maria Linda Lemos Bezerra, lançado ontem, dia 27 de Outubro, no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza, impressiona pela sua beleza estética e pedagógica. Comento:
Um sonho acordado. É assim que percebo esta obra. Um mosaico complexo, resultado da revisão na antropologia e na sociologia de uma sociedade em construção. Os fragmentos aqui resgatados dignificam, não só o povo que compõe esta peça, mas o espaço físico, o religioso, o artístico, o político e o psicológico. Encho-me de orgulho em poder mapear esta imensidão literária que se estende da casa de Chica do Rato – uma doente mental, que virou estrela no imaginário popular – ao âmago da mais nobre expressividade aqui impetrada. Enfim, uma realidade multicolorida. Sem contrastes.
UM REGISTRO QUE SE DEVIA A NOSSA HISTORIA
ResponderExcluirDr. Sávio, Chica do Rato é um contraste, quantos dariam tudo para ser a Estrela?
ResponderExcluirBrincadeira.
Um grande abraço.
Dr. Sávio Pinheiro
ResponderExcluirE eu aqui longe da terra, a saudade matando, lendo o que consigo através do blog do Sanharol, o que já é um avanço e tanto, pois quando cheguei à sampa nada disso existia, comunicação era mesmo através de cartas que demorava três dias no mínimo para chegar ao seu destino...Mas, essas coisas eu lembro com saudade, as cartas eram um registro, como as que tenho aqui do Pe. Antonio Vieira. Seu texto foi um convite para ler o livro, gostaria imensamente de poder estar no lançamento, mas sou forçado a esperar ele chegar à São Paulo ou quando eu for ao ceará.
Parabens ao Dr. Savio pela postagem e a Dra Linda pelo Livro.
ResponderExcluirFragmentos para historia de Varzea-Alegre já diz no nome: é o resgate da memoria de nosso povo.