Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de janeiro de 2012

FAÇA SUA HISTÓRIA EM 2012 - Por Vicente Almeida

É muito comum ao final de um ciclo anuário, passar pelas gentes e dizer: Feliz Natal...Feliz Ano Novo. Quantas vezes essas palavras são pronunciadas com sentimento fraterno, verdadeiro? Às vezes elas saem da nossa boca tão naturalmente que nem percebemos que as pronunciamos, quer dizer; O coração não participou do que falamos.

Ah gente: São milhões de desejos para que o ano seguinte seja melhor, mas o percentual daqueles que se esforçam para que assim seja, é muito pequeno. Até os projetos para o ano seguinte vão ficando para trás, é comum após primeiro dia botarem no fundo do baú e de lá não tiram mais. 

Sabemos perfeitamente que um ano iniciante é igual a qualquer outro. É como um bloco bruto de granito, sem forma definida. A cada um de nós compete transformá-lo na mais bela escultura ou arrastá-lo intacto o ano todo. Podemos ainda dar-lhe uma forma gloriosa ou transformá-lo em cascalhos. 

Compete-nos buscar até encontrar o caminho da felicidade. Temos um novo ano e este com 366 dias para fazermos o melhor que pudermos. 

O ano não é bom, nem é ruim, como já mencionei é o seu bloco de granito, o seu livro em branco. Faça dele sua melhor escultura ou a melhor história da sua vida. Somente você poderá traçar e executar essa tarefa intransferível. 

Durante o ano, eventos fortuitos, inesperados e até mesmo indesejáveis poderão ocorrer, mas haverá sempre uma chance para superá-los. Devemos manter a cabeça erguida, olhando para frente, ou seja; Não podemos embaraçar nossa vida revolvendo o passado, principalmente se isto reabrir a chaga da amargura. A solução estará no futuro bem ali a nossa frente, mas para visualizarmos é necessário esvaziarmos a mente e o coração de todos os pensamentos retrógrados.

Todas as nossas dificuldades são passageiras - tudo passa. Contudo, elas nos aparecem para testar nossa capacidade de aprendizado e aprendermos a estimular nossa criatividade para superar obstáculos.

Se quisermos a paz, sejamos o primeiro a promovê-la;
Se quisermos possuir muito, trabalhemos o bastante. O suor é o melhor ingrediente para conservar uma riqueza;
Se quisermos ser respeitado, façamo-nos merecedor de respeito, sem imposição.

Estes são ingredientes para um ano cheio de realizações e paz de espírito.

Somos nossos escultores e escritores. Façamos o melhor que pudermos.

Não vamos esperar acontecer. Façamos Acontecer!
Escrito por Vicente Almeida
01/01/2012

4 comentários:

  1. Antes de que eu tivesse visto e lido digerindo todo esse seu texto. alguem já tinha reagido como artigo ótimo. lhes digo é mais que otimo inicia com uma grande verdade todos nos dizem e nos dizemos a todos feliz ano novo.e Quando a necessecidade chega para que possamos ser ou fazer alguém feliz estamos dispostor a nos dispor? estamos dispostos a abidicar de projetos, vontades e desejos em função da feliciade do próximo? ....

    ResponderExcluir
  2. Parabens Compadre Vicente.

    È assim mesmo. Muitas vezes as palavras bonitas são proferidas de forma vã e leviana, sem o exame e a avaliação cândida do coração.

    Mas muita gente gosta de aparências. E de aparencias faz a vida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. SÓ VEJO UM PONTO POSITIVO NESSAS LEVIANDADES ELAS DEIXAM EM QUEM ESCUTA; A POSSIBILIDADE DE FAZER VALER AQUILO Q LHES É DESEJADO.

    ResponderExcluir
  4. ... Ai eu disse:

    Cláudio:

    O bom seria que todos pensassem no bem estar que poderiam proporcionar ao seu semelhante.

    Nem seria necessário o dispêndio de qualquer recurso. Basta desejar sucesso para um irmão e já estará ajudando bastante.

    Em contra partida, enquanto pensamos positivo em favor de alguém, sem saber sem perceber, estamos ajudando a nós mesmos mais do que podemos imaginar, e os nossos dias aos poucos vão se transformando em bênçãos e vamos encontrando uma solução para cada dificuldade que surgir.

    Morais:

    Nunca, nunca deveremos procurar palavras bonitas para enfeitar um texto a fim de valorizá-lo.

    O valor do texto está no conteúdo e não por se encontrar cheio de palavras difíceis.

    Se a pessoa não entender pela simplicidade, entenderá menos ainda pela complexidade.

    FUI!

    ResponderExcluir