Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nunca visto antes - Por A. Morais


Não creio que a corrupção e a incompetência tenham aumentado. Elas estão aqui desde Cabral. Não se trata, porem, de fenômeno generalizado nem em relação ao que haja tolerância. Luta-se contra a corrupção e incompetência, mas deve-se lembra que nunca existiu um pais formado só por pessoas eternamente competentes e honestas. As que são, devem vigiar para que as outras não atrapalhem a vida do pais. Por esta razão  é muito importante que exista  oposição. Nunca se viu na historia executivo tão corruptor e legislativo tão corruptível como agora.  Em todas as esferas de  governo, seja municipal, estadual ou federal. 

Como exemplo  cito a eleição do General João Batista de Figueiredo no dia 15.10.1978. Candidato da ditadura, apoiado pelo General Ernesto Geisel, o mais  opressor de todos os governos da Revolução de 1964. Obteve o candidato oficial 355 votos dos congressistas e, o seu opositor Euler Bentes Monteiro 266 votos, 89 votos de diferença apenas. 

Nos dias atuais, em épocas de eleições o legislativo se esconde por traz de  27 legendas, e depois de eleito  junta-se  numa tal base aliada, que mais  certo devia chamar-se base comprada e forma a turma  da pouca vergonha, um verdadeiro samba do crioulo doido. Um grande exemplo disso é a assembleia  do Ceará,  dos quarenta e seis deputados apenas um   é independente.
É o adesismo interesseiro e a coaptação deslavada do executivo para se manter no puder. Ditadura maior do que a existente no executivo atual nunca se viu.  Veja a base de apoio e compare  com os tempos da Ditadura Militar. Os números oficiais estão aí no resultado da eleição de 1978 pelo colégio eleitoral. Faça-se uma eleição do tipo hoje e  teremos a quase totalidade dos congressistas corrompidos.

6 comentários:

  1. As ditaduras civis costumam, muitas vezes, serem bem mais perversas e prejudiciais ao povo. Acorda Brasil, antes que seja tarde.

    ResponderExcluir
  2. ( 1 )

    Morais:

    Você tem razão quando diz que as “ditaduras civis costumam, muitas vezes, serem bem mais perversas e prejudiciais ao povo”.

    Cito só um exemplo: durante a ditadura “civil” de Getúlio Vargas – que durou 15 anos (1930-1945) – o célebre advogado Sobral Pinto para defender um preso político (Maurício Lacerda, pai do ex-governador Carlos Lacerda) arguiu a LEI DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS em favor do réu, pedindo que ele fosse tratado como um jegue ou um cavalo e não sofresse torturas físicas e psicológicas que vinha sofrendo.

    Hoje a maioria vive a elogiar o “democrata-nacionalista” Getúlio Vargas, aquele mesmo que deportou, para a Alemanha, a mulher de Carlos Prestes -– Olga Benário -- para ser assassinada e cremada nas câmaras de gás dos nazistas.

    ResponderExcluir
  3. ( 2 )

    A classe política que apoiou majoritariamente o governo dos militares é a mesma que apoia hoje dos governos do PT.
    Fazendo “vista-grossa” aos inumeráveis escândalos de corrupção.

    Recentemente tivemos outra triste prova do que afirmo: Os deputados estaduais e federais eleitos pela oposição correram em revoada para o novo partido – o PSD de Kassab – , em busca da sombra das benesses do poder. Esses deputados usaram as legendas para se elegerem e depois querem a mordomia governista e passam a tecer críticas ao galho de origem até que, desavergonhadamente, correm para a sombra do poder dominante.

    Uma cena corriqueira na (triste) história política do Brasil, fértil, desde a ditadura militar quando o então MDB, que formava o bipartidarismo com a Arena, era dividido em dois: o MDB autêntico e o MDB adesista.

    Vem daí a mudança daquele ditado que no Brasil é dito assim:
    -- “ Hay govierno? Soy a favor!”

    ResponderExcluir
  4. ( 3 )

    Bem disse o jornalista Gustavo Muller:
    “O resultado desta “tara adesista” é que, diante de uma aliança tão heterogênia, o custo para a manutenção da coalizão do governo Dilma seguirá o sentido inverso da sua alardeada popularidade, ou seja, quanto menor a aprovação do governo pela opinião pública, maior o custo da coalizão”.

    ResponderExcluir
  5. ...E várzea Alegre ficando isolada...
    Já não se chega tão fácil ao Crato e vizinhos...E onde estão os deputados eleitos com a ajuda dos eleitores de Várzea Alegre?

    Que ações desenvolve o governo municipal para resolver a questão do trecho da rodovia que liga Várzea Alegre a Farias Brito?

    ...E quem, no legislativo estadual e federal, representa os anseios e a voz do povo de Várzea Alegre?

    Estão os varzealegrenses satisfeitos com o atual status quo do município?

    ResponderExcluir
  6. Existe um ditado que diz:

    "A tropa é o espelho do chefe".

    O Brasil ainda continua praticando a mesma cartilha dos socialistas europeus que governaram os destinos da Grécia, da Itália, da Hungria e da Espanha. Todos falidos: populismo, assistencialismo eleitoreiro, endividamento público, ilusão ideológica e governança irresponsável foi o que tentaram fazer na Europa.

    E isso continua sendo feito aqui.

    Parece que o povo brasileiro está a cada dia mais abobalhado...

    ResponderExcluir