Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

UMA CERCA NO MUNDO DE DEUS - POR LOURDES MORAIS CEZAR.


Parecia uma visão. Uma visão de sonhos!
Aquele cacho de bananas, caído no chão, lhe enchia os olhos. Dava até para sentir o gosto da banana madura na boca!

Mas, uma cerca os separava:de um lado, o menino. Pé no chão, água na boca. Do outro, aquela penca de bananas a lhe chamar. O menino pisava em suas terras, mas as bananas estavam nas terras do tio. Uma vontade louca foi lhe subindo pelo corpo e embaralhando seus pensamentos. Seria necessário apenas um minuto. Em um minuto, poderia pular a cerca e as bananas seriam suas.

A vontade ficou tão grande que ele não via mais nada. Somente o amarelo ouro das bananas brilhando na sua frente. Pois ele foi.pulou rapidinho a cerca e agarrou com as duas mãos o tesouro valioso. Foi aí que escutou, como se estivesse despertando de um lindo sonho: Que é que tu tá fazendo, cabra? Querendo pegar o que não é seu?

Virou  rapidamente a cabeça  e viu os pés do tio bem ao lado da bananeira. Nem teve coragem de levantar a cabeça, saiu em disparada,correndo como nunca e só foi parar quando teve a certeza de que estava seguro.

A vontade de comer foi vencida pelo medo. Medo do tio, e medo que seu pai soubesse, pois aí levaria uma surra das grandes! Mas,o segredo ficou guardado entre os dois. Apenas o sol foi testemunha daquela tarde. Tarde da qual o menino jamais se esqueceu!

Mas, naquele dia, ele, na sua inocência de criança, já sabia uma lição que o tio ainda não aprendera(e que talvez não tenha aprendido nunca): Que, apesar das cercas que existem, nesta vida não somos donos de nada, e nada levaremos dela, além do amor e do bem que fizermos a alguém.

3 comentários:

  1. Lourdes Morais - Disse:

    Muito obrigada pelo espaço que está dando aos meus pequeninos textos em seu blog.Estou muito feliz por isso.
    Estou lendo muita coisa interessante e aprendendo muitas lições de vida através das suas mensagens e de todas as outras postadas no blog do Sanharol, do qual já me tornei fã. Acredito que assim,cada dia estou me tornando uma pessoa um pouquinho melhor, mais preocupada com o próximo. Sou mãe e professora e, acredite a oportunidade de escrever é a realização de um sonho antigo(que o seu blog está me ajudando a realizar)e,assim serei um pouquinho melhor para meus filhos e meus alunos.
    Gostaria também de poder ler seus livros e os livros de seus conterrâneos. Como posso fazer isso? Posso adquirir algum livro pela internet?
    Outra pergunta,se você puder me responder:Como é seu parentesco conosco? Ou seja, quem era irmão,ou filho de quem até chegar em você e em meu pai?(Desculpe a curiosidade).
    Abraços,
    Lurdinha.

    ResponderExcluir
  2. Moraes, a propósito do livro "Fragmentos para. História de Várzea Alegree", fiquei muito contente e gratificado pela postagem que a autora, Linda Lemos , fez comentando e integrando no mesmo uma das minhas crônicas que você postou no blogdosanharol, o que me faz mais uma vez agradecer-lhe e aproveitar para indicar o belo e importante livro da conterrânea para os leitores do seu blog. Muito grato..

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa encontrar uma nova postagem de meu texto aqui em seu blog!Não escrevi mais nada de interessante,mas acredito que outros textos ainda virão.A propósito,você acha que este texto é uma crônica?Muito obrigada e boa noite

    ResponderExcluir