Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A VIRADA DO ANO - Por Claude Bloc

Sabemos que a virada de ano não passa de um limite cronológico, mas movidos pela tradição damos a essa passagem o clima que almejamos: fazer brindes, vestir o branco, comer lentilha, distribuir louros, dentre outras crendices e simpatias. 

Movidos por superstições e contagiados pela oportunidade de um novo começo, consideramos muitas vezes que talvez seja a hora de mudar. E a mudança vai brotando pouco a pouco da consciência que se concretiza na química que brota da união: coração e mente. 

Para muitos, quem sabe, seja a hora de parar de fumar, de recuperar a boa forma, de buscar o novo trabalho, de comprar um carro, de encontrar a cara-metade, de morar na casa própria... Tanta coisa! Melhor seria, porém, que, ao mesmo tempo, tivéssemos olhos para as conquistas abstratas, para a renovação dos nossos valores e prioridades.

Sabemos que a felicidade tão buscada não é um bem material como muitos insistem em imaginar, mas um estilo de vida que se adota e se preserva em cada atitude, em cada pensamento, em cada palavra. Seguimos, no entanto, nossa estrada, muitas e muitas vezes, como meros passageiros rumo a destinos incertos, imaginando que essa felicidade esteja fora dos nossos domínios, esquecendo-nos de olhar para dentro de nós mesmos onde poderíamos percebê-la tão próxima e tão emaranhada em nossas emoções.

Que o Ano Novo exerça essa magia e esse poder de nos induzir à reflexão e que o respeito seja a moeda essencial nas nossas relações humanas. Que o mundo resgate o dom de se renovar e se reinventar em suas verdadeiras evoluções, sem maquiar as atitudes que nos fazem reféns de sonhos vazios.
Claude Bloc

6 comentários:

  1. Parabens Claude.

    Um belo texto para um bom começo de Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O TEXTO, MUITAS VERDADES NELES INSERIDAS. A NOSSA BUSCA EXTERIRO SEMPRE SAÕ MAIS VALORIZADAS QUE O BEM ESTAR INTERIOR.

    ResponderExcluir
  3. A verdade num texto de qem faz com categoria, atigindo o sentimento do leitor.
    Parabéns Flor da Serra Verde.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a todos pelo incentivo. Saibam que a vocês dedico amizade incondicional...

    Um ANO 2012 de plena alegria para vocês.

    Abraço,

    Claude - Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir
  5. Você, Cloude, veio para encantar com seus textos, fotos e simplicidade. Um texto rico e até incentivador para àqueles que ainda não dispertaram para os males do cigarro, das drogas emfim.
    Tenha um Ano cheio de saúde, paz e muita garra para nos enviar excelentes textos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Fideralina.

    Que este seja um ano de plenas realizações para todos nós.

    Um abraço novo para um ano novo.

    Claude

    ResponderExcluir