Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

2012 - Ano de Eleições - Por A. Morais

Em Setembro de 1966, o Dr. Pedro Sátiro foi convidado pelas  lideranças locais da Aliança Renovadora Nacional para ser o candidato da situação. O Partido da oposição era fortíssimo contava com o apoio do Vice-governador do Estado Figueiredo Correia, do deputado Estadual José de Figueiredo Correia e do Secretario de Educação do Estado Jader de Figueiredo Correia, três irmãos influentes.  A eleição se deu no Dia 15 de Novembro de 1966 e o Dr. Pedro Sátiro  foi vitorioso elegendo-se para o seu primeiro mandato de 25.03.1967 a 25.03.1971, derrotando o seu opositor Acelino Leandro da Costa por uma maioria de 41 votos.  O Vice eleito foi  Antônio Rolim de Morais.

Observe-se que a diferença de votos da eleição de 1962 fora 42 votos, em 1966 menos um 41 votos, um equilíbrio admirável dos lideres a época.

7 comentários:

  1. Severino da Betânia foi um dos maiores Udenista de nossa terra. Quando tomou conhecimento da candidatura de Pedro Sátiro bateu palmas e disse para uma roda de amigos: Oh beleza, Oh beleza, pode não ganhar mais faz um medo!

    Um medo já era bastante suficiente para alegrar o Severino.

    ResponderExcluir
  2. A partir desta eleição, os "Correias" aderiram ao grupo de Dr. Pedro Sátiro.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Geovane. Não se pode dizer ao certo quem aderiu a quem. Mas desta eleição em diante fizeram politica sempre juntos e Varzea-Alegre lucrou muito com essa parceria.

    ResponderExcluir
  4. A.Morais o meu avô perdeu as eleições para prefeito para um dos Correias,gostaria que o amigo me desse essa resposta.Lembro-me que mamãe contava que devido a essa politica meus avós vieram morar no Crato.A usina de algodão de meu avô foi vendida para seu Abel, e a vila primo para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  5. A.Morais o nome dele era Vicente Primo,tenho certeza que receberei resposta.

    ResponderExcluir
  6. DURANTE A APURAÇÃO DOS VOTOS, SE O CABRA TIVER ALGUM PROBLEMINHA NO CORAÇÃO VAI PARA O BREJO...
    E NAQUELE TEMPO QUE A APURAÇÃO LEVAVA MAIS DE UM DIA... PODE-SE DIZER QUE O CABOCLO FICAVA CORTANDO PREGO O TEMPO TODO...

    ResponderExcluir
  7. as eleições naqulela época eram muito bem disputadas meu pai me falou que dava até para saber mais ou menos quantos votos o cidadão tiraria nos distritos e fazer sua conta pessoal de votos,eram bem disputadas essas eleições,um abraço á todos.

    ResponderExcluir