Mensaleiros podem ficar fora das eleições até 2020. A Lei da Ficha Limpa, validada pelo Supremo Tribunal Federal na quinta-feira, poderá ter forte impacto sobre a política nacional, a começar pelos réus do mensalão, o escândalo mais rumoroso do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Se os políticos do grupo forem condenados este ano, ainda que com penas baixas, estarão proibidos de concorrer a cargos eletivos, no mínimo, até as eleições de 2020. Pela lei, políticos condenados por órgãos colegiados, como o STF, não podem disputar eleições por pelo menos oito anos.
Até a aprovação da Lei da Ficha Limpa em 2010, condenações em processos criminais resultavam na inelegibilidade por apenas três anos. O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, disse que o processo poderá ser julgado ainda no primeiro semestre deste ano.
Entre os réus do processo que poderão ter as carreiras duramente atingidas estão alguns dos principais líderes do PT como o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o deputado João Paulo Cunha. O ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, que vinha se preparando para as eleições deste ano, corre o risco de se ver obrigado a mudar os planos políticos antes mesmo do próximo pleito.
O mesmo pode acontecer com o ex-deputado Roberto Jefferson, atual presidente do PTB, Bispo Rodrigues, ex-PR, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PR), entre outros. José Dirceu e Roberto Jefferson tiveram os mandatos cassados em 2005 e, desde então, perderam o direito de concorrer a cargos eletivos até 2014. Com uma eventual condenação no processo criminal em curso no STF, a punição poderia ser ampliada por um prazo igual ou superior a oito anos.
Qualquer condenação que venha a acontecer, desde uma sesta basica ou outra qualquer será suficiente para impedir uma postulação. Necessariamente não carece que vá para cadeia.
ResponderExcluirÉ bom demais para ser verdade.Se realmente for posta em pratica teremos mais seriedade nas administrações de todos os níveis. O que eu temo é que eles criem manobras para burlar ou alterar a lei.Melhor ainda se os fichas sujas devolvessem o que surrupiaram e fossem convidados para uma colônia penal.Tenho certeza se que sobraria dinheiro para grandes obras.
ResponderExcluirSE A LEI NÃO ALCANÇAR OS NOMES CITADOS NESSA POSTAGEM, E ELES CONSEGUIREM REGISTRAR SUAS CANDIDATURAS, SERÃO CAMPEÕES DE VOTOS EM SEUS RESPECTIVOS DOMICÍLIOS ELEITORAIS... ALGUÉM TEM DÚVIDAS?
ResponderExcluirINFELIZMENTE É ESSA A REALIDADE DO BRASIL...
Não tenho a menor duvida. Se o povo soubesse escolher não era preciso lei para impedir a candidatura de ninguem. Politico e povo se igualam nas suas plenitudes.
ResponderExcluirlei da ficha limpa espero que atue mesmo,pois vamos saber quem é quem, e quem pode ou não pode,espero atuação da citada lei,um abraço.
ResponderExcluirEu gostaria de acreditar em tudo isso.
ResponderExcluir