Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O "entrevero" entre o governador e o senador -- por Armando Lopes Rafael

De forma absoluta, já não se pode dizer que nada há de novo debaixo do sol no cenário político-partidário cearense...

Com seu característico risinho irônico no canto da boca, o senador José Pimentel (PT-Ceará) declarou a um jornal de Fortaleza – na última 4ª feira – que “os recursos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará estariam sendo devolvidos por falta de regularização e viabilização dos projetos da parte do Governo estadual e das prefeituras”. Acusou mais: “houve também devolução de dinheiro destinado à construção da refinaria do Ceará”.

No dia seguinte, o governador Cid Gomes acionou sua metralhadora giratória verbal – tão característica do clã Ferreira Gomes – e disse que, “com a franqueza que orienta suas atitudes, o senador petista extrapolou, exagerou e mentiu".
A defesa do governador Cid Gomes, feita em face da “estocada” que recebeu do senador José Pimentel (PT), mostrou que a guerra intestina entre os “aliados” (pense numa aliança!) do PSB e PT é mais profunda do que imagina a nossa vã filosofia.

O episódio reforça apenas uma convicção minha: o povo não sabe votar. A maioria dos eleitores cearenses – na eleição de 2010 – preferiu votar em José Pimentel, alijando do Senado da República um homem público do porte de Tasso Jereissati, que jamais cometeu uma leviandade na sua vida pública. Mas Tasso perdeu a eleição porque durante seu mandato sempre foi independente e não vendeu sua honra pelas benesses do poder, como sói acontecer nesta decadente república.

A propósito, lembro um pequeno texto do discurso de despedida de Tasso Jereissati do Senado:

“Gostaria finalmente de fazer um alerta de ordem política. Não tenham ilusão quanto ao atual projeto de poder. Está em jogo a democracia brasileira! Durante esse governo a liberdade de expressão esteve permanentemente em risco. Presenciamos recorrentes tentativas de calar a imprensa, das quais menciono algumas: a ideia da expulsão de um correspondente estrangeiro; a esdrúxula iniciativa de criação de um Conselho Federal de Jornalismo; e a disfarçada iniciativa de controle de conteúdo da mídia, sob o manto da defesa dos direitos humanos.
Permanecerão no governo que se inicia grupos que têm uma visão deturpada das práticas políticas. Aqueles que tratam a oposição, essencial em qualquer regime democrático, como os inimigos a serem aniquilados. Pessoas que não conseguem conviver com uma imprensa livre e com o respeito às liberdades individuais.
O Presidente Lula disse que a derrota de alguns senadores de oposição havia sido obra de Deus. Quase se declarou instrumento da vingança divina.
Mais próximo de Deus, certamente está o Padre Antônio Vieira, que em seu célebre “Sermão do Bom Ladrão” comparou os príncipes de Jerusalém aos governantes de sua época, que fingiam, assim como hoje, não saber o que acontecia sob suas barbas”.

Alguém, de sã consciência, tem argumentos para se contrapor aos de Tasso?

2 comentários:

  1. O gato e o cachoro brigando e o Estado devolvendo o dinheiro por falta de aplicação.

    Incompetentes.

    ResponderExcluir
  2. ESSA DECLARAÇÃO DO SENADOR PIMENTEL JÁ É UMA PRÉVIA DO QUE VEM POR AÍ. PATRÍCIA SABÓIA, EX-GOMES, É PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE FORTALEZA... O SENADOR PIMENTEL TAMBÉM É...

    POLITICAMENTE EU ME CONSIDERO UM JUMENTO BATIZADO. HÁ DOIS ANOS, ENVOLVENDO RECURSOS PRÓPRIOS, RECURSOS DE FAMILIARES, RECURSOS DE PREFEITURAS, RECURSOS DE EMPRESÁRIOS (INVESTIDORES: TOME R$ 100,00 PARA ME DEVOLVER R$ 1.000,00), MUITOS DOS DEPUTADORES ESTADUAIS, FEDERAIS E SENADORES QUE HOJE ESTÃO LOTANDO AS ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS, A CÂMARA E O SENADO, JURARAM AO POVO QUE IRIAM DEFENDER SEUS INTERESSES NAQUELES ÓRGÃOS.

    OS SALÁRIOS, SOMADOS AOS BENEFÍCIOS SECUNDÁRIOS,SÃO 10 VEZES MAIORES DO QUE OS DE PREFEITOS MUNICIPAIS.

    POR ISSO, POLITICAMENTE, EU ME AUTO-DENOMINO DE "JUMENTO BATIZADO".

    NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UM SENADOR DA REPÚBLICA, COM 8 ANOS DE FUTURO GARANTIDO, DISTANTE DO CHEIO DO POVO E DAS PICUÍNHAS DOS ADVERSÁRIOS, PRETENDE LARGAR TUDO ISSO PARA SE AVENTURAR NUMA CANDIDATURA A PREFEITO, COM UM MÍNIMO DE POSSIBILIDADE DE SER VENCEDOR (DIGO ISSO PORQUE CID GOMES E LUIZIANE LINS JAMAIS IRÃO APOIAR PIMENTEL: O 1º PORQUE NÃO SIMPATIZA COM O MODELO "PT" DE ADMINISTRAR, E A 2ª PORQUE SAIRIA TOTALMENTE DO CENÁRIO POLÍTICO).

    QUANTO AO ELEITOR QUE VOTA NUM CANDIDATO PARA SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, E DOIS ANOS DEPOIS VOTA NESSE MESMO CIDADÃO PARA O ELEGER PREFEITO, ACONSELHO QUE FAÇA TAMBÉM UMA AUTO-ANÁLISE, E CONFIRA A SI PRÓPRIO, O DIPLOMA DE "JUMENTO BATIZADO".

    É OPORTUNISMO POR DO POLÍTICO E BURRICE DEMAIS POR PARTE DO POVO.

    ResponderExcluir