Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SEXTA DE TEXTOS - Sávio Pinheiro

RACIOCÍNIO RÁPIDO

Chiquinho chega desolado e desabafa para o seu melhor amigo. - Larguei a minha mulher! Não quero mais saber dela. Nem que ela me peça, de joelhos, para voltar. Ainda bem, que eu descobri logo a sua verdadeira intenção. - Calma, Chiquinho, não meta os pés pelas mãos. Casamento é coisa séria e descasamento é mais sério ainda. Portanto, nada de precipitação. O que, realmente, aconteceu?

- Eu já vinha desconfiando... Mas preferi ter a certeza dos fatos, antes de qualquer decisão antecipada! Tudo começou no dia do nosso casamento. Eu havia comprado um pijama novo, pois além de ser o dia da nossa lua de mel, era a minha primeira vez! O meu peito saltitava de emoção devido ao grande momento. Ali, começaram as minhas dúvidas. A minha mulher sai do banho com uma camisola muito bonita e atraente. Aproximo-me dela, de forma bem carinhosa, como exige o momento, e sem meias palavras, ela olha no fundo dos meus olhos e diz:
- Estou menstruada.
- Entendi. Lembrei da minha mãe, que tinha menstruações duradouras e dolorosas. Desconversei e resolvi mudar o rumo da prosa.

Sete dias depois, procurei-a novamente. Desta vez, estava com uma aparência bem pior que a do dia do nosso casamento. Com um olhar quase sem brilho, transparece-me não está nada bem. Pergunto-lhe se sente alguma coisa, o que ela prontamente me responde:
- Enxaqueca!
- Mais uma vez a compreendi. Lembrei-me, de imediato, das crises de Tia Zefa. Fitei-a e disse: - Você sente uma forte dor em um dos lados da cabeça, em pontadas; vontade de vomitar; e ver umas estrelinhas brilhando em volta dos olhos?
– Sim.

Eu sabia que uma crise de enxaqueca durava dias e poderia haver alguma recaída em caso de contrariedade. Deixei-a ficar a vontade. Os dias se passavam e o meu desejo só aumentava. A mulher linda e sensual que convivia comigo sob aquele teto me enchia de vontades. Mas eu sabia esperar. Passados alguns dias, criei coragem e tentei outra investida. Precipitei-me. Coincidentemente, ela havia feito uma farta refeição e se sentia fortemente empachada. Eu, já meio desconfiado lhe perguntei: O que você sente, especificamente? Ela me responde de imediato, sem dar tempo nem de pensar: - Sinto uma sensação de plenitude gástrica pós-prandial com náuseas esporádicas. – Pensei: É verdade. Que mulher entendida. Fecho os olhos e fico pensando com sofreu vovô Tito quando sofria de bucho inchado.

Passado algum tempo, resolvi comprar outro pijama e cortar os cabelos. É hoje! Meditei. Acertei, exatamente, no dia em que ela me revelou sentir dor de coluna. Fiz outro teste. Diga, em detalhes, o que sente para eu ligar para o seu médico. Ela me responde: - Não precisa ligar, pois eu sei que tenho uma lombociatalgia de etiologia provavelmente osteofítica simulando herniação discal. – Vôte! Exclamei.

Outro dia, fiz nova tentativa, mas em vão. E assim, noite após noite, ela vinha me respondendo. - É uma sonolência que me dá depois das novelas... Foi a minha gastrite que arrebentou outra vez... É o dentiqueiro que inflamou de novo...

O seu amigo, compadecido, pergunta-lhe: - Há quanto tempo ela vem lhe tapeando com essa conversinha barata? – Há 11 anos! – E o que lhe fez tomar esta tão drástica e rápida decisão?

– Inteligência!...

4 comentários:

  1. É Dr. Sávio, além de poeta dos bons é um cronista de mão cheia. Valeu o dia só pelo seu texto. Maravilha!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ... AÍ eu disse:

    Sávio:

    Me considero um homem Excessivamente tolerante, mas não tanto assim. Esse ai do conto é um santo.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Sávio Pinheiro

    São textos belos como esse que me faz sentir feliz em ter acesso ao blog do sanharol. Todos aqui são pessoas bem informadas que leem os principais jornais do país, por tanto eu pergunto: Alguém já leu na Folha no Estadão ou em qualquer outro jornal do país, algo de tão belo como esse texto do Sávio? Igual pode ter, mas melhor impossível!

    ResponderExcluir