Dr. Humberto Macário de Brito. |
Encontrava-me com um cidadão culto, professor, em plena tarde desta semana, quando ele se dirigiu a mim com clamor: "Olha a situação do Crato, com progresso debilitado, deixando o povo inconformado com a falta de apoio das autoridades...estas até parece que têm omo objetivo estrangular o Crato, transformando-o numa cidade dormitório".
É triste, é infamante, desprezar esta cidade, já que é considerada a mola propulsora do desenvolvimento da Região Sul. Ninguém olha para aqui. Tudo é desprezo, é um abandono intrigante e ninguém pode entender esse descaso, pois isto é uma injúria que as autoridades de Fortaleza, juntamente com o pessoal de outra praga inimiga do Crato, que tenta arruinar a cidade para conseguir se elevar à custa do chapéu alheio. Também pudera, isto é feito com ajuda e apoio dos políticos desrespeitadores que contribuem com sua parcela do entreguismo e favorece o arruinamento desta cidade.
Agora, relembro que esta queda de asas em favor de outro município é intolerante e ainda digo: quem quer voar, voe por si mesmo, com suas próprias asas e não venha atrelar-se a outros municípios, prejudicando o Crato, retirando daqui o nosso patrimônio.
Ainda querem que o povo que se acostume a entregar os pontos com facilidade...
Outro dia, conversava com um senhor na Praça 3 de maio e ele vaticinava: o povo desta cidade deveria lutar com eficiência, visto que está entregando os pontos facilmente, sem luta e sem movimentar-se. Parece que todos baixam a cabeça e dizem amém.
Lutar, para que lutar? Se o povo entrega os pontos aos políticos mafiosos, que não fazem acordo e não praticam a seriedade; que compram seus votos com maldade, com a finalidade de arrefecer o desenvolvimento do Crato e não permitir que o povo lute dignamente por sua terra.
O povo acompanham esses homens com promessas ocas. E se amedronta com com a insaciedade dos cabos eleitorais, que vem empurrando o barco do povo sem nenhum critério, promovendo somente a cidade do Juazeiro do Norte. Afirmando: o que é bom para lá é bom para o Cariri.
Essa balela o Crato não deveria aceitar jamais, pois ninguém acredita em conversas contagiosas. Porque essas são enfiadas goela abaixo, através da mentira e da calúnia. A finalidade disso tudo é dilacerar o Crato.
Agora sim, o povo está revoltado e mais orientado. Ninguém aceita mais essa discórdia desmerecedora e o cratense vai com seriedade lutar com o fito de readquirir o seu prestígio, sem pieguice, sem maldade e sem a prática do clientelismo doentio que é o costume dessa gente.
Todos agora têm por obrigação votar com dignidade e amor à terra. Longe desse povo a falta de dignidade e o assédio eleitoral.
Prezado Pedrinho.
ResponderExcluirCheguei no Crato, procedente de Varzea-Alegre, em 1968, com 19 anos de idade.
Aqui estudei, me casei, tive filhos, formei-os e vivo até hoje. Considero-me mais cratense do que os que aqui nasceram.
Há muito tempo você mostra esta situação de desprezo dos politicos para com o Crato.
Muitos dizem que o povo vota em forrasteiros. Mentira: O Crato tem dois deputados com acento na Assembleia do Estado, e, o Valberto Esmeraldo vai assumir em breve. São três deputados e o Crato na pindaíba.
De duas uma: Ou os compromissos deles com a Crato não existem. Ou o pretigios deles é zero, acredito mais na segunda hiótese.
Adauto Bezerra era Governador do Estado, e vinha visitar o Crato, Dr. Humberto Macário, este da foto, viajava para Campos Sales, para Fazenda do Pai.
Na eleição de 1986 o seu candidato recebeu 83% dos votos validos, e ele recebeu dos cratenses 87% dos votos para Deputado Estadual.
Falta prestigios aos politicos atuais. Falta compromisso. Vivem batendo palmas e dando titulo de cidadão cratense para um governador que não quer saber do Crato e não merece o respeito dos cratenses. O problema Pedro, é esse, e, não tem jeito.
Pedrinho.
ResponderExcluirEsta foto do Dr. Humberto Macario é para que o cratense reflita e compare a liderança que teve e a que tem.
O Crato de Filemon Teles, Antonio Alencar Araripe, Pedro Felicio, não existe mais.
Pedrinho Esmeraldo é o cratense mais autentico que conheço.Diariamente o vejo ali na calçada da farmácia Gentil,sempre defendendo,argumentando, protestando, enaltecendo o que o Crato tem e deixa de ter.Se todos amassem sua terra igual a pedrinho,com certeza o progresso chegaria pois ele realmente ama o Crato.Esse sim merece respeito pois ama seu torrão natal.Parabéns Pedro Esmeraldo
ResponderExcluir