Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de março de 2012

Lutar! Para que Lutar? - Por Pedro Esmeraldo.

Dr. Humberto Macário de Brito.
Encontrava-me com um cidadão culto, professor, em plena tarde desta semana, quando ele se dirigiu a mim com clamor: "Olha a situação do Crato, com progresso debilitado, deixando o povo inconformado com a falta de apoio das autoridades...estas até parece  que têm omo objetivo estrangular o Crato, transformando-o numa cidade dormitório".

É triste, é infamante, desprezar esta cidade, já que é considerada a mola propulsora do desenvolvimento da Região Sul. Ninguém olha para aqui. Tudo é desprezo, é um abandono intrigante e ninguém pode entender esse descaso, pois isto é uma injúria que as autoridades de Fortaleza, juntamente com o pessoal de outra praga inimiga do Crato, que tenta arruinar a cidade para conseguir se elevar à custa do chapéu alheio. Também pudera, isto é feito com ajuda e apoio dos políticos desrespeitadores que contribuem com sua parcela do entreguismo e favorece o arruinamento desta cidade.

Agora, relembro que esta queda de asas em favor de outro município é intolerante e ainda digo: quem quer voar, voe por si mesmo, com suas próprias asas e não venha atrelar-se a outros municípios, prejudicando o Crato, retirando daqui o nosso patrimônio.

Ainda querem que o povo que se acostume a entregar os pontos com facilidade...

Outro dia, conversava com um senhor na Praça 3 de maio e ele vaticinava: o povo desta cidade deveria lutar com eficiência, visto que está entregando os pontos facilmente, sem luta e sem movimentar-se. Parece que todos baixam a cabeça e dizem amém.

Lutar, para que lutar? Se o povo entrega os pontos aos políticos mafiosos, que não fazem acordo e não praticam a seriedade; que compram seus votos com maldade, com a finalidade de arrefecer o desenvolvimento do Crato e não permitir que o povo lute dignamente por sua terra.

O povo acompanham esses homens com promessas ocas. E se amedronta com com a insaciedade dos cabos eleitorais, que vem empurrando o barco do povo sem nenhum critério, promovendo somente a cidade do Juazeiro do Norte. Afirmando: o que é bom para lá é bom para o Cariri.

Essa balela o Crato não deveria aceitar jamais, pois ninguém acredita em conversas contagiosas. Porque essas são enfiadas goela abaixo, através da mentira e da calúnia. A finalidade disso tudo é dilacerar o Crato.

Agora sim, o povo está revoltado e mais orientado. Ninguém aceita mais essa discórdia desmerecedora e o cratense vai com seriedade lutar com o fito de readquirir o seu prestígio, sem pieguice, sem maldade e sem a prática do clientelismo doentio que é o costume dessa gente.

Todos agora têm por obrigação votar com dignidade e amor à terra. Longe desse povo a falta de dignidade e o assédio eleitoral.

3 comentários:

  1. Prezado Pedrinho.

    Cheguei no Crato, procedente de Varzea-Alegre, em 1968, com 19 anos de idade.

    Aqui estudei, me casei, tive filhos, formei-os e vivo até hoje. Considero-me mais cratense do que os que aqui nasceram.

    Há muito tempo você mostra esta situação de desprezo dos politicos para com o Crato.

    Muitos dizem que o povo vota em forrasteiros. Mentira: O Crato tem dois deputados com acento na Assembleia do Estado, e, o Valberto Esmeraldo vai assumir em breve. São três deputados e o Crato na pindaíba.

    De duas uma: Ou os compromissos deles com a Crato não existem. Ou o pretigios deles é zero, acredito mais na segunda hiótese.

    Adauto Bezerra era Governador do Estado, e vinha visitar o Crato, Dr. Humberto Macário, este da foto, viajava para Campos Sales, para Fazenda do Pai.

    Na eleição de 1986 o seu candidato recebeu 83% dos votos validos, e ele recebeu dos cratenses 87% dos votos para Deputado Estadual.

    Falta prestigios aos politicos atuais. Falta compromisso. Vivem batendo palmas e dando titulo de cidadão cratense para um governador que não quer saber do Crato e não merece o respeito dos cratenses. O problema Pedro, é esse, e, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. Pedrinho.

    Esta foto do Dr. Humberto Macario é para que o cratense reflita e compare a liderança que teve e a que tem.

    O Crato de Filemon Teles, Antonio Alencar Araripe, Pedro Felicio, não existe mais.

    ResponderExcluir
  3. Pedrinho Esmeraldo é o cratense mais autentico que conheço.Diariamente o vejo ali na calçada da farmácia Gentil,sempre defendendo,argumentando, protestando, enaltecendo o que o Crato tem e deixa de ter.Se todos amassem sua terra igual a pedrinho,com certeza o progresso chegaria pois ele realmente ama o Crato.Esse sim merece respeito pois ama seu torrão natal.Parabéns Pedro Esmeraldo

    ResponderExcluir