Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 5 de abril de 2012

TESTAMENTO DO JUDAS DO SANHAROL - Por Mundim do Vale

Reprisado para o casal amigo, Mundim Sobreira e Carla Meneses.

Seu doutor tabelião
Eu quero nesse momento,
Pedir a sua atenção
Pra fazer meu testamento.

Pra meu sobrinho Morais
Que cuida bem de valor,
Eu deixo os trinta reais
Que vendi Nosso Senhor.

Para Cláudio eu vou deixar
Mil latas de leite ninho,
Que é pra ele alimentar
O meu netinho Joãozinho.

Não nego nada a herdeiro
Minha herança tá exposta,
Vou deixar meu tabaqueiro
Nas mãos de Giovâni Costa.

A forca é o meu destino
É essa a realidade,
Mas contrato Neto Aquino
Para contabilidade.

O Augusto vai ficar
Com a casa do Inharé,
Um bom lugar pra morar
Sem dar trabalho a Mazé.

O que mais tenho cuidado
É com o maneiro pau,
Quero que fique guardado
Com o mano Pedro Piau.

Pra Moacir vou deixar
Uma touceira de cana,
Para ele se lembrar
Do avô José de Ana.

Meu livro de poesia
Que eu ganhei de Bidim,
Guardei até hoje em dia
Pra deixar com o Mundim.

Para Duda minha neta
Que é cheia de mania.
Deixo uma roça completa
Plantada de melancia.

Meu violão afinado
Pra mim é a melhor coisa,
Quero que fique guardado
Com Sheila e Fernado Souza.

A minha bíblia sagrada
Vai ficar com Manoel,
E o cachorro de caçada
Com Patrícia e Samoel.

Dakson Aquino não, quer não
Por ser ele boa gente,
Mas pra sua coleção
Deixo um tonel de aguardente.

Meu cachimbo de fumar
É meu maior patrimônio,
Eu só confio deixar
Com meu neto Chico Antônio.

As coisas andam de Ré
Quem fala assim não é gago,
Vou deixar o Gravié
Pra Vicenta Santiago.

João Pedro meu secretário
Vai ficar com a tarefa,
De conservar o rosário
Que foi de Madrinha Zefa.

Para Nicolau Sabino
Vou deixar de coração,
A calça boca de Sino
O anel e o medalhão.

Buzuga eu deixo de graça
A bodega que eu gostei,
Pra ele vender cachaça
A João Sem Braço e Micrey.

Vou deixar no Sanharol
A minha boa piscina,
Para nos dias de sol
Artur brincar com Marina.

A minha vaca malhada
Era a melhor que eu tinha,
Mas já ficou separada
Para o Doutor Feitosinha.

Ali perto de Iremar
Eu tenho um grande terreno,
Mas já mandei registrar
Para Zé Bitu Moreno.

Eu comprei por aventura
Uma casa na Taíba,
Mas passei a escritura
Para Pinga e Tuíba.

Toda herança traz intriga
Tem sempre um é, mais não é,
Meu velho galo de briga
Fica pra Raimundo André.

Magnólia vai herdar
Meu roçado de feijão,
Pra todo dia almoçar
Aquele feijão com pão.

Testamento é complicado
Mas eu faço mesmo assim,
Deixo o rifle carregado
Prom meninos de Padim.

O que mais levo saudade
É da vazante da lagoa,
Mas vai ficar na verdade
Com o primo Luís Lisboa.

Doutor Sávio é de outro lado
Perto do sítio Traíras,
Mas não fica deserdado
Ganha a sexta das mentiras.

Meu Jesus peço perdão
Por meu erro cometido,
Pois eu estava perdido
No momento da traição.
Eu sei que botei a mão
Naqueles sujos dinheiros
E aqueles trinta cruzeiros
Foram a causa do pecado.
Mas eu peço ajoelhado,
Proteja esses meus herdeiros.

Boa páscoa para todos.

Mundim do Sanharol.

6 comentários:

  1. Testamento bem dividido. Bem rimado, bem engraçado. Com a marca do Mundim de Pedro Piau.

    ResponderExcluir
  2. Se sobrou alguma coisa
    Que acho que nada sobrou,
    Se tão pouco ou se tão ruim.
    Se sobrou um beiço aqui,
    Se sobrou um beiço ali.
    Não é questão pra brigar
    Mande agora entregar
    Na casa desse MUNDIM.

    ResponderExcluir
  3. MUNDIM, MEU AMIGO TUDO DE BOM PARA V0Cê E SUA FAMÍLIA; UMA PASCOA DE MUITA PAZ E MEDITAÇÃO (AUGUSTO CÉSAR E MAZÉ SIEBRA)

    ResponderExcluir
  4. Caro primo Mundim
    Defenderei esta banda
    Lá construirei um jardim
    Pro ensaio da charanga
    Um lugar sem ter garoa
    Protegido pelo Lisboa
    Melhor que um pé de manga.

    Mundim um abraço.

    ResponderExcluir
  5. sei que mundim é boa gente
    homem expetacuar
    deixo para ele meu perfume
    com cheirinho de gambar

    falou boa gente fina e gentil
    saindo deixo um abraço
    desse grande amigo gil

    ResponderExcluir