Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

495 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais


Já no Ginásio São Raimundo, por volta de 1965,  nossa turma era bem eclética. Mais da metade era de alunos repetentes, por aí voce tira a característica dos alunos. Se enquadravam neste segmento  aqueles filhos de pais de posses, donos de propriedades e muito dinheiro. Entre os mestres tinhamos alguns severos que impunham  muito respeito, mas tinhamos tambem aqueles  que a maioria dos alunos levavam a terreiro, tomavam a pagode. O fato é que a maioria dos alunos ia para classe se divirtir, paquerar e nada de estudar.  Nas provas mensais era um Deus nos acuda. 

A pescaria era geral, nem na Lagoa do Serrote tivemos pescaria igual. Como medida restava  fazer os testes de forma oral, professor olhando bem nos olhos do aluno.

Numa prova de historia do Brasil,  assunto datas comemorativas - Aconteceu o presente episodio: Dona Aniete, perguntou para Evaldo Leandro: O que aconteceu no dia 7 de Setembro? resposta: a Independencia do Brasil, Evaldo era um dos cobras da classe. Perguntou para Ossian Lima, outro cobra: E no dia 21 de Abril o que aconteceu? Ossian respondeu em cima da bucha: Morte de Tiradentes. Então, Dona Aniete  perguntou ao Francisco das Chagas Bezerra,  nosso saudoso amigo Chico Piau: Francisco o que aconteceu no dia 22 de Abril?  Chico olhou prum lado, pru outro, deu uma risadinha com os dentes presos e lascou: Só pode ter sido o enterro de Tiradentes!


Um comentário:

  1. Muito boa, Morais! Adorei.
    As histórias de Chico Piau são maravilhosas, com "repentes" impressionantes. Dignas de registro em livro. Abraços

    ResponderExcluir