Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 21 de janeiro de 2023

Clientes não faltavam - Por Antônio Morais.



Dr. José Correia Ferreira, um médico em 1936. O segundo filho da terra, o primeiro foi o seu tio Dr. Leandro Correia Lima, 1915. 

Clientes é o que não faltavam. Entra com o marido, um sujeito afogueado, torado no grosso, olhos de espanto, chapéu de couro, toco de cigarro de palha no canto da orelha, jeito de quem está vendo alma, por todos os lados. A mulherzinha parecia a alma que procurava. pequena, magra, amarela, cabelos zangados, uns "tics" no canto direito da boca, pra completar a coisa mais encabulada do mundo. Sentindo seu jeitão e a dificuldade que teria em lhe ouvir as queixas, procurei deixa-la a vontade. 

Depois de perguntar umas quatro vezes de que se queixava sem que ela desse uma palavra, perguntei ao marido: Sua Mulher é surda e muda? Não Fala? Foi então, que ela  rompendo o mutismo, falou: minha doença quem sabe é Zé.

O Homem pegou pressão, assim como quem está foleando formiga, e foi falando, ora soprando pra fora, ora, aspirando pra dentro.e tome verbo:

Seu doutor, esta mulher está se acabando viva. Não drome, não come, não tem sustança pra nada e tem uma dor de cabeça afitiva que quando dá na testa da pobrezinha só falta correr doida.

A muito custo conseguir tomar a pressão, examinar-lhes os olhos, sentir-lhe o pulso. Ela todo tempo se esquivando, se encolhendo, se afastando no mais inocente e desnecessário recato.Passado a receita, explicado repetidas vezes como usar os remédios, se foram com Deus e a Virgem Maria.

Decorridos umas três semanas, noutro dia de feira, volta o Zé e de melhor aspecto. Ao me ver, foi logo dizendo: Vim só lhe dizer, meu doutor, "qui a muié tá muito amiorada. quaje boia mermo". 

Deus ti proteja.

Um comentário:

  1. Hoje não encontramos mais médicos como no passado. Hoje temos analisadores de exames.

    ResponderExcluir