Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de janeiro de 2013

Fato Histórico na politica de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais


Foto de Março de 1963, posse do Prefeito Josué Alves Diniz o primeiro a esquerda, José Odmar Correia , de óculos escuro, vereador José Primo de Morais, Zé Bile,  e o prefeito anterior  Dr. Dario Batista Moreno. não identifico o jovem que está com a mão no queixo.

Neste  ato se confirmava a posse de Josué Alves Diniz  como prefeito de  Várzea-Alegre após um longo período de quase um seculo de domínio politico da família Correia Lima.

5 comentários:

  1. Desde a criação do municipio em 1870 até 1963, a familia Correia Lima esteve a frente do executivo municipal. Com pequenas excessões: Os intendentes ou nomeações que fugiam a regra. No voto mesmo só foram derrotados na eleição de 1962 por Josué Alves Diniz por uma pequena margem de 47 votos.

    ResponderExcluir
  2. Morais, quais foram as trajetórias política partidária das oligarquias: Correia lima, Diniz e posteriormente Sátiro, sendo que as duas últimas estão até hoje juntas dividindo o poder; quais os partidos políticos que as mesmas já passaram.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Washingtom.

    Até 1960, viviamos o bi-partidarismo. Era uns de um lado e os outros de outro. Os correias eram do PSD e os opositores da UDN.

    Depois, Correia, Diniz e Satiros se fundiram numa só frente. Em 1986, foram PDS, PTB e PMDB. Depois passaram a ser governo, seja que partido fosse: PMDB, PSDB, PPS, PSB, e, hoje são Lula e Dilma.

    ResponderExcluir
  4. Este jovem que esta com a mao no quexo acho que e Joao Vieira.

    ResponderExcluir
  5. Eita lasqueira,oligarquia não tem ideologia, tem pragmatismo político de sobra e qualquer partido serve, desde que seja do governo, estadual ou federal.

    ResponderExcluir