Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de setembro de 2017

LASQUE O JORGE - POR ANTÔNIO MORAIS


Jorge, um caboquinho baixo,  olhos miúdos, cabelo pichain, trabalhadorzinho como diabo, chegado a Várzea-Alegre vindo da Paraíba, enamorou-se  de Imaculada, filha de João Riduzino.

Depois de 15 anos de namoro resolveram se casar e  formaram um lar. Com apenas três meses  de casados Jorge bateu a biela, morreu empanzinado  com uma buchada de bode e, o mundo acabou pra Imaculada. A mulher vivia chorando pelos cantos da casa.  

Mandou fazer uma estátua de camaru com as características da imagem e semelhança do Jorge e colocou  no lado da cama. 

Mas, você sabe como é o tempo, se esvai e junto com ele vão-se as lembranças e, Imaculada  terminou  se casando novamente  com Chico de Mané Chico, o primeiro pretendente  que apareceu em sua frente. Primeira providência tomada foi retirar a estatua do Jorge do quarto para outra parte da casa.

Um dia  de inverno frio, a domestica não tinha  lenha seca  para fazer o fogo e bateu na porta do quarto: Dona Imaculada, não tenho lenha seca pra fazer o fogo, o que eu faço? 

Lá de dentro, uma voz espremida de quem estava sendo arrochada ou se espreguiçando respondeu pausadamente: Laaaasque o Jorge. 

Um comentário:

  1. E assim mesmo. Quando a Antônia de Canela apareceu gravida já viúva ha três anos uma amiga perguntou : Teu marido num morreu? Como é que tu estas grávida? A resposta veio em cima da bucha : quem morreu foi ele.

    ResponderExcluir