Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Historias de João do Sapo II - Por Antonio Morais



Teimosia do João Hipolito.

Na casa de João do Sapo sempre tinha algumas pessoas agregadas que trabalhavam os serviços, recebiam pagamento para tanto, embora, fossem  considerados como  pessoas do seio familiar.

Assim era o João Hipólito. Viveu por um bom tempo no Sanharol. Era costume  cortar as ramas do moquém para as vagas pastarem no outro dia  cedinho. Depois  do gado era a vez das ovelhas aproveitarem as sobras. João Hipólito  era o encarregado de pastorar as ovelhas. Pra quem não conhece, os ovinos são animais  teimosos, arredios, quando pendem a cabeça numa direção não adianta  correr atrás, tentar tomar a frente é tolice.

João do Sapo explicou: se as ovelhas correrem numa direção não corra atrás. Espere  elas pararem e, então, você vai  conseguir trazê-las de volta para o local devido.  Nunca  jogue pedra,  pau ou qualquer  outro objeto.

No outro dia as ovelhas partiram  na direção contraria a roça do pasto, João Hipólito  atirou um rebolo na direção indo atingir o cachaço de uma marrã causando-lhe morte imediata.

Quando trouxeram a noticia para João do Sapo, informando que a ovelha morta era a do João Hipólito, então, João do Sapo surrurrou: Bem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário