Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de maio de 2023

023 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Foto - José Gonçalves de Carvalho.

Um dia, o Deputado Nilo Sérgio me disse que ouviu  o governador Virgílio Távora dizer que Várzea-Alegre era a terra do  fuxico, mas que  tinha limites, nunca passava  de tricas e futricas. Diferentemente de  outros municípios onde os lideres se eliminavam pelos assassinatos.

Não conheci udenista maior que José de Ana do Sanharol. já sua prima legitima Zefa  de Pedro André, pela  amizade que  tinha com as filhas do Coronel Antônio Correia era partidária dos pessedistas.

Em 1958, declarada a seca, ainda existiam aqueles de muita fé, e, dentre os preceitos de quem tem boa fé  está a simpatia que diz - "roubar um santo faz chover".

Na parede da sala da frente da casa de José de Ana existiam  quadros com tudo que era santo. Estava facilitado o furto. 

Zefa de Pedro André, minha avó, escalou os filhos José e Joaquim para efetuarem o roubo. 

Os dois encontraram José de Ana e a esposa Bibia sentados no banco de angico na frente da casa. José André era engenhoso, começou entretendo o casal para facilitar o trabalho do irmão : Entrar  na sala e retirar o Santo sem que os donos  percebessem.  

Mostrou um suposto relâmpago para o lado da Serra Negra, o casal  colocou as butucas de olhos naquela direção e Joaquim entrou sossegado na casa.

Escuro de meter o dedo no olho, Joaquim  chega a sala retira um quadro e coloca  debaixo da camisa. De posse do santo, os dois voltaram para casa, e, quando madrinha Zefa pegou a moldura era  uma foto do José Carvalho, candidato  a prefeito pela UDN nas eleições  daquele ano..

É claro que o roubo não fez chover, nem podia fazer. Tivemos naquele ano a maior seca da história do século passado. Pra que essa historia não se perca na vala profunda do esquecimento estou compartilhando no nosso grupo.



5 comentários:

  1. Enquanto Zé de Ana era o maior udenista, Josefa do Sanharol era pessedista. É claro que a foto do José Carvalho não foi do seu agrado nem fez chover.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui plantado,no seco e na primeira chuva de janeiro de 1959 eu comecei a germina ,dizem que quando uma planta passa sede seu fruto não é tão robusto ,forte e doce; eu era tão pequeno que se alguém tentasse roubar um santo com tanta pressa e encontrasse eu domino ia levar achando que era uma relíquia de um santo sem nome.Só sei que não ia fazer chover e se eu acordasse o susto era grande...

    ResponderExcluir
  3. Moraes,
    OBRIGADO pela divulgação dos deliciosos "causos" de sua querida "Varzalegre".!!!

    ResponderExcluir
  4. A colonia de Várzea-Alegre em Fortaleza é muito significativa. A grande maioria se radicou a cidade para defender a educação dos filhos. Ninguém contribuiu tanto quanto José Carvalho com todos eles. Emprego desde o mais simples ao mais graduado. Poucos podem negar sua contribuição e o dever de gratidão. Embora a ingratidão seja o preço do favor não merecido.

    ResponderExcluir