Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Está faltando memória - Por Antônio Morais.


Sabemos que a política é a atividade que desperta paixões, raiva e muitas vezes até ódio. Pois bem, ódio era o que se disseminava entre os correligionários dos Deputados Antônio Câmara e Júlio Rego no município cearense de Tauá e regiões próximas. Adversários ferrenhos, seguidores de tendências e chefes políticos diferentes, não se falavam. E essa conduta era a pratica seguida para seus eleitores apaixonados.

Um dia o Deputado Otacílio Correia passava perto de uma mesa, na assembleia, e um telefone tocou. Otacílio era muito humilde e às vezes desempenhava atribuições que não eram suas, por exemplo, atender um telefone.

Apanhou o telefone e do outro lado uma voz austera pergunta: O deputado Júlio Rego está? Otacílio respondeu: não, você quer falar com o Antônio Câmara? Do outro lado: Porque não vai à puta que pariu ! Otacílio: Quem, Antônio Câmara ou Júlio Rego? E, do outro lado o camarada irado disparou: os três.

Deixando de lado as brincadeiras, característica  principal do nosso eminente conterrâneo vamos falar de coisa seria, de ação e de trabalho. A atual população de Várzea-Alegre, no conforto da modernidade que vive, nem se lembra dos tempos em que se vendiam água, em jumentos,  de porta em porta. Hoje basta abri a torneira e a água jorra límpida e tratada, pronta para o consumo.  Fruto do operoso trabalho do ilustre conterrâneo Otacílio Correia que por ser amigo pessoal dos ex-governadores Virgílio Távora, Tasso Jereissati e Ciro Gomes  teve facilitado os seus pleitos em favor da comunidade varzealegrense.

Na foto Dr. Pedro Sátiro, Deputado Otacílio Correia e o Governador Tasso Jereissati na inauguração do açude Olho D'Água em Várzea-Alegre, reservatório rebatizado merecidamente com o nome Otacilio Correia.

Lembrando parte do discurso do Dr. Pedro Sátiro neste dia : "Quem mais trabalhou para impedi a construção deste açude foi o prefeito João Eufrásio, impetrando recursos e embargos  nos tribunais federais Brasil a fora, mas, foi preciso acreditar naquilo que fazemos e fazê-lo com entusiasmo e garra".

Um comentário: