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"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de setembro de 2016

“É vergonhoso”, diz ministro da Educação sobre o Ideb.

Em entrevista a VEJA, Mendonça Filho afirma que notas ruins são resultado de muito marketing e pouca ação

Há quatro meses na cadeira de ministro da Educação, o pernambucano José Mendonça Bezerra Filho, 50 anos, cumpriu nesta quinta-feira a via- crúcis de seus antecessores: vir a público anunciar outra nota vermelha para o ensino básico. 

A divulgação do Ideb, o termômetro oficial da qualidade na sala de aula, mediu a evolução em escolas públicas e particulares entre 2013 e 2015 – ou a involução, no caso do ensino médio. Deputado federal licenciado pelo DEM, Mendoncinha contou a VEJA o que pretende fazer em sua gestão para reverter a curva.

O que pensou quando viu o monte de notas vermelhas do Ideb? 

Frustração e vergonha. É claro que um país com essa defasagem não conseguirá dar um salto. Muita gente celebrou os avanços nas primeiras séries do ciclo fundamental. 

O senhor não? 

Não. Com esse desastre, não há o que comemorar mesmo.

Por que a educação brasileira não sai do buraco? 

Na última década, as iniciativas foram mais focadas no lado midiático e em políticas pulverizadas, que atiraram para todos os lados. Sobrou marketing e faltou transformação social para valer.

Mas o PT criou diversos programas voltados para os mais pobres, como o Fies e o Prouni. Esses programas serão preservados, mas olhe o Ciência sem Fronteiras, que enviou jovens universitários ao exterior, uma das bandeiras petistas: dragou 3 bilhões de reais para atender 35 000 alunos — o mesmo dinheiro que custa todo o programa de merenda escolar, que chega a 39 milhões de estudantes. Os grandes números demolem a ideia de que o foco petista foi nos mais pobres.

A que números o senhor se refere? 

Enquanto o ensino superior recebeu 30 bilhões de reais dos cofres federais, o básico ficou com um terço disso. Faltou atenção às escolas públicas.

Também faltou dinheiro? 

Mais dinheiro sempre ajuda, mas o maior problema é usá-lo de forma apropriada. O Ideb mostra que, infelizmente, isso não vinha acontecendo.

O que pretende mudar para livrar o Brasil do fracasso escolar? 

Um ponto estratégico é transformar o ensino médio, hoje engessado e ineficiente. Ele precisa ser mais flexível e atraente para o aluno.

Há chances políticas de um plano como esse, que fere tantas corporações, passar no Congresso? Acredito nisso e estou trabalhando por isso.

O Enem acompanhará essas mudanças? 

Nesta edição fica tudo igual. Mas haverá mudanças no Enem, que serão consequência da transformação do próprio ensino médio. Muitas escolas e até redes de ensino não levam o Ideb em consideração. 

Será que agora servirá de alerta? 

Acho que a educação está virando um tema para os brasileiros, que já fazem pressão por avanços. Espero que entre de uma vez por todas na agenda dos futuros prefeitos.

Um comentário:

  1. Ontem, no supermercado eu comprei um mamão. A balança apresentou no visor o valor : 8,00. Dei uma cédula de 10,00 ao caixa. Ela apanhou uma maquina de calcular, colocou os 10,00 menos 8,00 para saber que o troco era 2,00....

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