Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Romaria ao Caldeirão do Beato José Lourenço será próximo domingo

Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato

Imagem da romaria ao Caldeirão do Beato José Lourenço, realizada em 2014. (Foto: Patrícia Silva)
 
No próximo domingo, dia 25 de setembro, a partir das 7h, a diocese de Crato estará realizando a 17ª edição da Romaria das comunidades ao Caldeirão do Beato José Lourenço, que este ano tem como tema “Caldeirão da resistência: água nossa de cada dia”.
A romaria, que acontece anualmente no Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato, reúne diversas caravanas vindas de vários lugares da diocese de Crato que buscam, através da memória do Beato José Lourenço, fortalecer a atuação dos movimentos sociais.
Com o tripé oração, trabalho e abundância, no Caldeirão de Santa Cruz, liderado pelo Beato José Lourenço, tudo era de todos, as pessoas vivam com alegria. Esta dinâmica tornou-se um exemplo para discutir questões sociais de projetos voltados hoje para a convivência com o semiárido.
“Seja no campo ou na cidade é necessário aprender a viver com o semiárido, saber fazer a gestão da água, trabalhar a produção agroecológica no sentido de defesa da vida e, enquanto organização da sociedade civil, relacionamos as comunidades que buscam implantar suas associações, fazer as discursões para o bem da comunidade. O caldeirão oferece estes elementos para que seja discutida a vida das comunidades hoje, para que sejam uma força na realidade em que vivem e afirmar a construção do Reino de Deus”, disse o padre Vileci Basílio Vidal, coordenador diocesano de pastoral.
Aos participantes a coordenação orienta que, devido o calor, levem água para beber durante a romaria e lanche para ser partilhado no término da peregrinação.
Programação
A programação contará com um momento de acolhida às 7h, seguido da celebração da Santa Missa, às 8h, presidida por dom Gilberto Pastana. Após a Missa acontecerá apresentações culturais. Neste ano também será comemorado os 25 anos do assentamento 10 de abril.

2 comentários:

  1. A história do Caldeirão precisa ser melhor contada, carece que controvérsias sejam esclarecidas. A igreja de hoje não pode temer o passado e tem o dever de mostrar direitinho como se deu o fim da comunidade do Caldeirão e, em especial, o que sofreu o beato José Lourenço.

    ResponderExcluir
  2. Hoje à igreja tira vantagem. No passado apoiou o massacre. No passado a igreja condenou o Padre Cícero e hoje fica com os lucros das romarias.

    ResponderExcluir