Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Bastinha Job - Por Antônio Morais.


Cordelista, professora e responsável pela inclusão da disciplina de Literatura Popular do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri, Bastinha Job vem desenvolvendo o seu trabalho poético desde a infância. 

Pertencendo a Academia dos Cordelistas do Crato,  ela destaca com orgulho que “É bastante dizer que ela  (Academia) revelou inúmeros poetas, atualmente com mais de mil títulos publicados e mais de um milhão de folhetos lançados, com temáticas abrangentes”.
    
Quem é Bastinha?

Professora aposentada,
Cordelista na ativa,
Assaré do Patativa
É a minha terra amada;
Crato é a mãe idolatrada,
Que me acolheu em seu seio,
Aqui encontrei o veio
Da joia da Educação,
Da completa Formação
Que me deu força e esteio.

Bastinha Job, a irmã da professora Adalgisa Gomes de Almeida, de famílias do Assaré radicada em Crato. Um aluno proveniente do Exu, pela fama de valentia das duas cidades Exu e Assaré, inclusive com o assassinato do professor José Primo de Brito por um aluno do Exu, em Crato e a capação de um rapaz acusado de malinar numa moça no Assaré se deu o presente dialogo entre  aluno e professora em plena sala de aula:

Aluno :
Se você me reprovar eu lhe mato que eu sou do Exu.
Professora:
E eu lhe capo que eu sou do Assaré.

9 comentários:

  1. Grande Bastinha!
    Inteligente, mordaz, ela gosta do que faz.
    Mereceu a homenagem que o Blog do Antônio Morais fez.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a grande honra de ser amigo da Bastinho e do seu esposo Branco. Muito me orgulha ter sido aluno da professora Adalgina e amigo do Alonso, servidor do Banco do Brasil, seus irmãos.

      Excluir
    2. Nào conheço a homenageada, mas lembro dos dois fatos citados para ilustrar a velentia dos personagens .O rapaz vastrado, vi quando estava seguindo para Londres, na companhia do grande Patativa do Assare. Marcone, era colega de sala e amigo. Presenciei sua discussão com o professor, e fui testemunha da sua ameaça. Tentei em vão, demove lo fo intento.

      Excluir
  2. Bastinha uma pessoa (. que pode - se denominar GENTE ) fui sua. aluna é merecedora de muitas homenagens entre muitas qualidades que retém foi o respeito. que manteve em todo período que fui sua aluna ( A tenho com muito carinho nas minhas melhores lembranças 🌹😘👍💋

    ResponderExcluir
  3. Grande Bastinha, merecedora de todas homenagem fui sua aluna, no patronato . Pela a manhã,era colégio madreana couto, a tarde patronato..

    ResponderExcluir
  4. Grande professora do colégio estadual Wilson Goncalves, é um imenso prazer de ter sido o seu aluno,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para a professora cordelista! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Fui sua aluna no Colégio Estadual Wilson Gonçalves Alves e na Faculdade de Filosofia do Cratinho de açúcar. Nas aulas dela nos aprendiamos a matéria e nos divirtiamos com sua estórias e piadas! Excelente professora que eu tive.Sou LIEGE MARIA Limaberde Rodrgues.Felicidaded e muita saúde professora e amiga querida!

    ResponderExcluir