Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 19 de novembro de 2016

Acreditem, é vero: Lula quer prisão de Sergio Moro

Fonte: Site VEJA
Não é pegadinha! Defesa do ex-presidente Lula entrou com uma queixa-crime contra o juiz da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região
 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Nelson Almeida/AFP)

Lula é réu em três processos relacionados à Lava Jato. Um por tentar obstruir a Operação com a ajuda do ex-senador Delcídio do Amaral; outro por tráfico de influência, corrupção e lavagem de dinheiro por obras da Odebrecht em Angola e a liberação de crédito junto ao BNDES; e ainda outro por benfeitorias feitas pela OAS no tríplex do Guarujá (SP) e no transporte dos bens presidenciais. Este último é o que está nas mãos do juiz Sergio Moro. Os outros estão na Justiça Federal de Brasília.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou nesta sexta-feira com uma queixa-crime subsidiária no Tribunal Regional Federal da 4ª Região para que o juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, seja condenado pela prática de abuso de autoridade. Entre as punições previstas para esse tipo de delito, estão a detenção de dez dias a seis meses, a suspensão e a exoneração do cargo, conforme frisado pela nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.

“Após expor todos os fatos que configuram abuso de autoridade, a petição pede que o agente público Sergio Fernando Moro seja condenado nas penas previstas no artigo 6º. da Lei 4.898/65, que pune o abuso de autoridade com detenção de dez dias a seis meses, além de outras sanções civis e administrativas, inclusive a suspensão do cargo e até mesmo a demissão”, diz o texto.
Na nota, os advogados afirmam que o artigo 16 da Lei8 4.998/65 autoriza a vítima de abuso de autoridade a propor uma ação penal contra um juiz. O pedido foi inicialmente protocolado na Procuradoria-Geral da República (PGR) na última quarta-feira, mas, como não foi tomada nenhuma providência, decidiu-se pela queixa-crime de caráter subsidiário. A defesa alega que Moro cometeu os abusos por ter autorizado a condução coercitiva do ex-presidente, “privando-o de seu direito de liberdade por aproximadamente 6 horas”; pelos mandados de busca e apreensão expedidos contra ele; e pela interceptação “indevida” de ligações telefônicas.
              

3 comentários:

  1. Essa notícia, melhor dizendo, essa “pirueta” jurídica, me fez lembrar os tempos em que eu era funcionário do BNB. Presenciei, certo dia, um diálogo entre dois colegas.
    Um era irreverente, irônico, mordaz... Chamemos-lhe de “E”.
    O outro, que vamos chamar de “doutor”, era oriundo de uma das denominadas “famílias tradicionais”. Aquelas famílias que olham o próximo com um olhar majestático, superior; formada por pessoas que, geralmente, esquece-se de pagar as contas; que consideram o restante da população como “os forasteiros” ou “alienígena"; que se julgam acima da lei.
    Ou como izia Chico Soares: “come rapadura e arrota caviar”...

    Vamos ao diálogo:
    – “E”: Doutor, como anda o processo de seu irmão aquele que deu um desfalque na repartição X?
    – “Doutor”: Sou advogado e lhe advirto: você pode ser preso por essa pergunta... olhe lá!
    -- “E”: Mas é danado... Ele que roubou está livre... e eu só porque perguntei posso ser preso?

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que o Pajé queira a prisão do Juiz. E duvido que não consiga. O homem tem oito juízes nomeados de favor e sob encomenda a sua disposição na corte. Todos da sua igualha. Sem nenhum pudor.

    Caro Armando - Desça um pouco a pagina e leia o texto do Ricardo Noblat " A republica do camburão".

    ResponderExcluir
  3. É...

    O lula comete uma burrice sobre a outra. Tantas tem acumulado que a neurose já está assumindo sua identidade e ele ficará louco. Na verdade tenho pena dele e nada mais preciso acrescentar. O mal por si se destrói é só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir