Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de junho de 2017

071 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Foto do Cronista esportivo Wilton Bezerra e o Craque Anduiá.

Não se pode negar que o Crato evoluiu muito em diversos segmentos, mas, um setor está bem mais acanhado e decadente que no final da década de 60 do século passado. 

O futebol era bem melhor, existiam varias equipes com craques nativos e um publico fidelizado. Hoje temos um bom estádio e nada mais.

Eu me lembro, da decisão do campeonato cratense de 1969 no campo do esporte. Embate entre o Shel e o Esporte. O arbitro foi o Anildo Batista do Nascimento, o conhecido Bode que também era vereador. Naquele tempo não existiam o cartão amarelo ou vermelho. O juiz sinalizava a retirada do jogador expulso com gestos ou palavras. 

No inicio da partida, lançaram uma bola para o Chico Curto que aplicou um "banho de cuia" no Pirrol seu marcador. Sibito levantou Chico Curto que caiu desmaiado com a titela no chão.

O juiz sinalizou a retirado do jogador de campo. Sibito revoltado deu uma bicuda que a pelota subiu e foi caindo feito um gavião peneirador em cima de uma ninhada de pintos, lá no cemitério.

Anduiá, capitão do Shel se achega do juiz e diz : Pois é Bode, você foi na nossa concentração, comunicou que é candidato, e, agora por uma besteirinha expulsa nosso jogador : Vai ter voto não.

O Bode, com a autoridade que lhe era conferida respondeu : Quem lhe falou que eu expulsei? Eu mandei ele ir buscar a bola.

5 comentários:

  1. A evolução no futebol cratense foi pífia. Não podemos negar.

    ResponderExcluir
  2. Gosto dessas passagens pitorescas que nos removem aos belos tempos. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Time do Satellite devendo 4 meses de salário....Chico Curto desce veloz pela ponta esquerda...passa perto da comissão técnica e houve: Cruza e corre pra receber.....ele cruzou e desceu as escadas do túnel pensando que seria o pagamento.

    ResponderExcluir
  4. Carlinhos - Coitado do Chico Curto. Mesmo sem receber era um craque.

    ResponderExcluir
  5. O último jogo que eu assisti no velho campo do Esporte foi Seleção do Crato × Seleção do Cedro. Eles vieram ao Crato com os melhores jogadores da Paraíba. O jogo estava durissimo, até quando um torcedor cearense soltou uma bomba dessas do tipo "rasga" lata atrás da trave do Cedro. O goleiro pensando que era um tiro deixou a trave livre e correu. Anduia viu e chutou para o gol vazio. O Crato ganhou com a ajuda daquele torcedor esquesito que guarda bombas do São João para solta-la em outubro.

    ResponderExcluir