Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de janeiro de 2024

071 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Foto do Cronista esportivo Wilton Bezerra e o Craque Anduiá.

Não se pode negar que o Crato evoluiu muito em diversos segmentos, mas, um setor está bem mais acanhado e decadente que no final da década de 60 do século passado. 

O futebol era bem melhor, existiam varias equipes com craques nativos e um publico fidelizado. Hoje temos um bom estádio e nada mais.

Eu me lembro, da decisão do campeonato cratense de 1969 no campo do esporte. Embate entre o Shel e o Esporte. O arbitro foi o Anildo Batista do Nascimento, o conhecido Bode que também era vereador. Naquele tempo não existiam o cartão amarelo ou vermelho. O juiz sinalizava a retirada do jogador expulso com gestos ou palavras. 

No inicio da partida, lançaram uma bola para o Chico Curto que aplicou um "banho de cuia" no Pirrol seu marcador. Sibito levantou Chico Curto que caiu desmaiado com a titela no chão.

O juiz sinalizou a retirado do jogador de campo. Sibito revoltado deu uma bicuda que a pelota subiu e foi caindo feito um gavião peneirador em cima de uma ninhada de pintos, lá no cemitério.

Anduiá, capitão do Shel se achega do juiz e diz : Pois é Bode, você foi na nossa concentração, comunicou que é candidato, e, agora por uma besteirinha expulsa nosso jogador : Vai ter voto não.

O Bode, com a autoridade que lhe era conferida respondeu : Quem lhe falou que eu expulsei? Eu mandei ele ir buscar a bola.

15 comentários:

  1. A evolução no futebol cratense foi pífia. Não podemos negar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tive um colega no estadual, que eta filho deste bode. Nos anos 74/75....kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Nesta semana, encontrei o time de Ceateus da serie B em Crato, que enfretou o Verdão do Cariri, de Juazeiro e saiu no 0X0. Uma juventude disposta e entudiasmada, certamente esquecendo dos desafios do dia a dia, para trazer alegria a torcida.

      Excluir
    3. Nào sei se defini corretamente, o Icasa, como Verdào do Cariri.

      Excluir
  2. Gosto dessas passagens pitorescas que nos removem aos belos tempos. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Time do Satellite devendo 4 meses de salário....Chico Curto desce veloz pela ponta esquerda...passa perto da comissão técnica e houve: Cruza e corre pra receber.....ele cruzou e desceu as escadas do túnel pensando que seria o pagamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sabe nada, inocente!!!!

      Excluir
  4. Carlinhos - Coitado do Chico Curto. Mesmo sem receber era um craque.

    ResponderExcluir
  5. O último jogo que eu assisti no velho campo do Esporte foi Seleção do Crato × Seleção do Cedro. Eles vieram ao Crato com os melhores jogadores da Paraíba. O jogo estava durissimo, até quando um torcedor cearense soltou uma bomba dessas do tipo "rasga" lata atrás da trave do Cedro. O goleiro pensando que era um tiro deixou a trave livre e correu. Anduia viu e chutou para o gol vazio. O Crato ganhou com a ajuda daquele torcedor esquesito que guarda bombas do São João para solta-la em outubro.

    ResponderExcluir
  6. Grande ANDUIÁ!Teve uma bela passagem pelo caiçara de campo maior em 1964.No Piauí jogou no auto-esporte em 1963 e Piauí em 1965.Ainda foi técnico do comercial em meados da década de 70.Era craque!

    ResponderExcluir
  7. Viu o Anduiá jogar no campo do Esporte nos anos de 1969 e 1970. Ele jogou pela Sociedade Esportiva Sousa da cidade paraibana de Sousa. Jogava demais. Era um centroavante clássico. Chutava bem e cabeceava melhor ainda.

    ResponderExcluir
  8. Sou Natalício joguei com Chico Curto na Palmeiras do Crato

    ResponderExcluir
  9. Esses momentos do Crato. de outrora nós faz sorrir um pouco é como um aliviar em um dia tenso ! Obrigada pra. quem nos presentea🎁 com essas jóias.

    ResponderExcluir
  10. Essas quatros figuras cheguei a conhecer Pirró Anduiá ,Anildo Batista o bode e Chico curto

    ResponderExcluir
  11. "Se eu tivesse medo de cara feia não batia bola com Anduia, Charuto, Peba..." Dizia Edmilson Pimentinha quando alguém olhava com cara de mau pra ele. Também foi do escrete do Sport Crato.

    ResponderExcluir