Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 31 de maio de 2018

A quem serve o JC ? - Por JFlávio P. Vieira

De férias, tenho acompanhado de longe as denúncias do Jornal do Cariri contra Dom Gilberto Pastana. Laico, sem muitas convicções religiosas, sinto-me a cavaleiro pra meter minha colher de pau nesse angu. 

Não conheço pessoalmente Dom Gilberto e nem tenho procuração para defendê-lo. Nunca o vi sequer de relance. Ao contrário do seu predecessor, é extremamente discreto e centrado no seu trabalho que envolve atividades pastorais mas, também, administrativas. 

As agressões a ele dirigidas pelo JC me pareceram de uma superficialidade a toda prova. Falam de reunião com a Maçonaria como se ainda estivéssemos na Idade Média. Referem-se a seu desempenho na administração da Diocese como se perfizesse um ilícito. 

Estamos em pleno papado de Francisco que tem lutado justamente contra as forças que pretendem uma igreja medieval, afastada do povo e voltada unicamente para um paraíso celeste, para o recolhimento de óbulos, exploração da fé popular e para alimentar cegamente seus ritos. 

Triste ver o JC, nosso único noticioso de funcionamento mais regular, vestir-se de um jornalismo tão marrom, untado de aleivosias e denúncias vagas, voltado apenas para algumas forças políticas que lhe dão sustentação. 

A quem serve o JC ?

Um comentário: