Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O que foi o Brasil sob a Monarquia, e o que tem sido sob a República - por Armando Lopes Rafael - 1ª Parte



“O país cujo povo é o mais feliz no mundo é o da Dinamarca; a Nova Zelândia é o país do mundo que mais investe em tecnologias limpas; o Parlamento onde o número de homens e mulheres é mais igual é o da Suécia. Todos estes países possuem regimes monárquico-parlamentaristas. Mas, de acordo com a desinformação da mídia brasileira, dos livros de história e de “republicanos desinteressados” no bem comum do Brasil, “a monarquia é coisa do passado”...  ( Agência de Notícias “Press Periódico” em 29-08-2016)

      Preâmbulo

   A imensa maioria dos brasileiros não sabe a diferença entre “forma” e “sistema” de governo. Isso, não obstante, um plebiscito, aqui realizado em 1993, quando a população brasileira deveria optar por uma nova forma e novo sistema de governo para o Brasil. Prevalece, após o plebiscito,  a ignorância – do nosso povo – sobre tão relevante matéria.

    As formas de governo são duas: República e Monarquia.  Essas formas abrigam os   sistemas, que são dois: Presidencialismo e Parlamentarismo. Ao longo da sua existência, o Brasil já foi governado sob as duas formas e os dois sistemas acima citados. Nossa Pátria viveu sob a forma monárquica de governo, desde o seu descobrimento, ou seja, de 1500 até 1889.  O Brasil foi monarquia, durante 389 anos, os quais – na feliz expressão do Prof. Denizard Macedo – vivenciaram “... todo o seu cortejo de princípios, hábitos, usos e costumes, não sendo fácil remover das populações esta herança cultural, tão profundamente enraizada no tempo”.

             Após nossa independência de Portugal, o Brasil continuou sob a forma de governo   monárquico-parlamentarista. E sob ela funcionou (e funcionou muito bem) durante 67 anos, de 1822 a 1889. Somente em 15 de novembro de 1889, foi implantada – por meio de um golpe militar, sem consulta ao povo e sem apoio popular – a república presidencialista ora vigente. Deu no que deu.  

4 comentários:

  1. A republica do Brasil foi tão nefasta que uma semana depois de proclamada quem a proclamou já estava arrependido.

    ResponderExcluir
  2. A grande diferença é notada a olho nu comparando-se as Monarquias atuais pelo mundo a fora com a republiqueta de maia pataca proclamada por Deodoro da Fonseca.

    Imensa diferença descobre-se quando se compara os homens da Monarquia com os homens da republica. Exemplo - Dom Pedro II com os presidentes de José Sarney ao nefasto e fúnebre Bolsanaro. Basta lê a historia e comparar.

    ResponderExcluir
  3. A republica não degradou e destruiu apenas os três poderes, autoridades ocupantes de cargos no executivo, legislativo e judiciário. A republica degradou o povo, e por essa razão tivemos Sarney, Colo de Melo, FHC, Lula, Dilma, com licença da palavra Bolsonaro. E, se preparem para os "Boulos" que estão para chegar.

    ResponderExcluir
  4. O grande poeta de Várzea-Alegre Raimundo Lucas Bidinho, o Bidin fazendo referência ao tema Monarquia e Republica metrificou :

    A noite quando me deito,
    Fico a sonhar sobre o leito.
    Com o Brasil dos Andradas,
    Ali a honestidade nascia do coração.
    Hoje, roubo e extorsão,
    É quem nasce primeiro.
    Em cada dez brasileiros,
    Tem oito ou nove ladrão.

    ResponderExcluir