Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de março de 2019

Teresa Cristina: a terceira Imperatriz do Brasil, essa desconhecida --- por Armando Lopes Rafael



   Pouca gente sabe que o nome de Teresina, capital do Piauí, foi dado numa homenagem a Imperatriz Teresa Cristina. Esta, teria intermediado junto ao seu esposo, o Imperador Dom Pedro II, a ideia de mudança da então capital so Piauí, a cidade de Oeiras, localizada no alto sertão e sempre assolada por secas periódicas, para outra cidade a ser construída ao lado do Rio Poti.     Teresina é o início do nome TERESa, com o final de CristINA. Teresina foi a primeira cidade planejada que foi construída no Brasil.

   Nascida em Nápoles-Itália, em 14 de março de 1822, no berço da família Bourbon, Teresa Cristina chegou ao Brasil em 1843, com 21 anos. O casamento com D. Pedro II ocorrera por procuração, em 30 de maio daquele ano, na Real Capela Palatina, em Nápoles.

    Para que a aureola de sua esposa não fosse trocada pela coroa de espinhos, o Imperador Dom Pedro II aconselhou-a, com prudência e sabedoria, a limitar-se à sua dupla missão de esposa e mãe, e que nunca atendesse a pedidos de favores de quem quer que fosse, pois para cada pretendente servido haveria dúzias e centenas de pretensões malogradas.

    A Imperatriz Dona Teresa Cristina assim o fez. Sempre que se atreviam a importuná-la com pedidos, dizia:
– Isso é lá com o Imperador.

     Somente em 1998, quase um século depois de sua morte, é que Teresa Cristina foi homenageada pelos brasileiros – com uma exposição no Museu Imperial de Petrópolis – quando foi tratada como “A Imperatriz Silenciosa”.

***   ***   ***


     Por fim, encerrando esta croniqueta, faço minhas, as palavras de uma postagem do Face Book da Pró Monarquia (https://www.facebook.com/promonarquia/):

“A Mãe dos Brasileiros
   Nos quarenta e seis anos em que viveu entre nós, realizou a Augusta Senhora Dona Teresa Cristina, terceira Imperatriz do Brasil, o perfeito protótipo de virtudes cristãs, pelo que lhe coube o título de “Mãe dos Brasileiros”, no consenso unânime de todos os corações do nosso povo. A Imperatriz, nascida Princesa Real das Duas Sicílias e criada naquele Reino italiano, rapidamente se adaptou ao novo ambiente. Seu completo alheamento em relação à política, sua generosidade para com os necessitados, seu sorriso terno e o trato sempre amável que ganharam a admiração do povo. A Mãe dos Brasileiros foi, sem sombra de dúvida, a mulher mais popular e respeitada em todo o Império."

(Baseado em trechos do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier).

2 comentários:

  1. O Brasil da república proclamada por Deodoro da Fonseca cada dia apodrece mais

    ResponderExcluir
  2. Teresina, atual capital do Piauí, foi fundada em 16 de agosto de 1852 com a designação de Vila Nova do Poti, sucedendo Oeiras, primeira capital daquela província. A segunda capital piauiense foi escolhida sede do governo porque ficava próxima a navegabilidade dos rios Parnaíba e Poti, e seria beneficiada pelo então próspero comércio de Caxias, cidade do Maranhão, a qual, à época, era um foco de grande progresso naquela região. Considere-se que cidade de Oeiras, a ´primeira capital do Piauí, quando ocorriam as secas periódicas, ficava à mercê das calamidades sociais, da fome e da falta de água.
    O nome Teresina, segundo alguns, é o diminutivo de Teresa, em italiano, uma homenagem à terceira Imperatriz do Brasil, Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria dado a ideia de mudança de capital ao seu marido, o imperador Dom Pedro II. Outros defendem que é o inicio do nome “Teresa” e o final de “Cristina”. De qualquer forma o nome é uma homenagem a Imperatriz Teresa Cristina.

    ResponderExcluir