Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 31 de agosto de 2019

Caririensidade


Crato precisa conservar melhor a memória do Padre Cícero

    Já passou o tempo de as autoridades de Crato resgatarem o que (ainda) resta de memória do Padre Cícero, o mais conhecido filho desta cidade. Vemos hoje dezenas de ônibus – procedentes de todo o Nordeste – conduzirem romeiros para conhecerem a Catedral de Nossa Senhora da Penha, local do batizado de Padre Cícero.

Palácio Episcopal de Crato
Neste local nasceu o Padre Cícero

    Mas, sequer existe uma placa no local onde ele nasceu, ou seja, no Palácio Episcopal Bom Pastor onde moraram os três primeiros bispos da Diocese de Crato. A descoberta da importância do Padre Cícero partiu, inicialmente, do meio acadêmico. No já distante 1988, a URCA (no reitorado de Teodoro Soares) realizou o “1º Simpósio Internacional o Padre Cícero e as romarias”. Em 1989, foi a vez do “2º Simpósio sobre o Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo”. 15 anos depois, em 2004, no reitorado de André Herzog, a URCA retomou a discussão do fenômeno Padre Cícero no meio acadêmico, com o “3º Simpósio Internacional Padre Cícero...e quem é ele?”. Novamente a URCA realizou recentemente o 4º Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. 

     Somente depois da chegada, ao Cariri, do 5º Bispo de Crato, Dom Fernando Panico, é que a Igreja Católica começou o seu trabalho de reconciliação com a herança espiritual do Pe. Cícero, no que obteve um êxito retumbante, graças a aprovação – pelo Papa Francisco – desse pedido feito por Dom Fernando. 

Dom Fernando Panico: 45 anos de Brasil

     O próximo dia 13 de dezembro de 2019 registrará os 45 anos do desembarque (acontecido em 1974), em São Luís do Maranhão, de um jovem sacerdote italiano, com 28 anos de idade. A partir daquela data ele faria do Nordeste brasileiro o seu campo de apostolado. Seu nome? Padre Fernando Panico, Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Elevado ao episcopado em 1993, como Bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí, em 2001 Dom Fernando Panico foi transferido para Crato, onde realizou profícuo episcopado. 

     Dom Fernando Panico comemorará a data de 13 de dezembro, deste ano, em Roma. O Bispo-emérito de Crato, pelos próximos três anos (2019–2021) será pároco (6 meses a cada ano) da Paróquia do Sagrado Coração do Sufrágio, localizada na capital italiana. Esta é a única igreja de Roma construída em estilo gótico e pertence à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Dom Fernando ficará morando em Roma de novembro a abril, entre 2019 e 2021. 

     A igreja do Sagrado Coração do Sufrágio fica a dois quarteirões de Castel Sant’Angelo e da Via dela Conciliazione, que leva direto ao Vaticano. Mas, o mais interessante, é que revelo a seguir.  Na igreja que Dom Fernando vai ser pároco, existe um Museu das Almas do Purgatório. Estão expostos lá uma coleção de sinais do além, deixados por essas almas, que na maioria das vezes apareceram ardendo internamente a parentes ou irmãos de religião. Sempre pedindo orações para saírem do Purgatório, onde pagavam penas devidas a seus pecados, antes de irem para o Céu. Os brasileiros que visitarem Roma entre novembro e abril poderão visitar Dom Fernando e conhecer o único museu do mundo ligado ao tema do purgatório.

  Edvan Pires recebe título de Cidadão Cratense

     No último dia 21, na sede do Instituto Cultural do Cariri, aconteceu a sessão da Câmara Municipal de Crato para outorga do título de “Cidadão Honorário de Crato”, ao escritor juazeirense Joaquim Edvan Pires. Seleta plateia prestigiou o evento que contou, além da outorga do título, com o lançamento do último livro escrito por Edvan, titulado “Epopeia Cratense”.

     O livro foi por mim apresentado. Na ocasião disse: “Edvan escreveu este novo livro antes de se tornar Cratense Honorário. Produziu esta obra norteado apenas pelo sentimento da gratidão a uma cidade que sempre o acolheu – e continua a acolher – Inspirado unicamente na sua vivência e serviço prestado a Crato onde estudou quando jovem e onde prestou serviços, lecionando Química no Colégio Estadual Wilson Gonçalves”.

“Edvan: todos ganhamos com este seu livro “Epopeia Cratense”. Ele foi escrito com pureza, magnanimidade e generosidade. Ao reconhecer as qualidades das personalidades que você enfocou nesta obra, você externou seu próprio espirito. Como nos ensina o Evangelho de Mateus, no capítulo 12: Um homem exterioriza o que lhe vai no coração. “O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas (...) Pois a boca fala do que está cheio o coração”.

Seminário sobre o Crato português e o Crato brasileiro


    Entre os dias 03 e 04 de outubro próximo, acontecerá na sede do Senac/Crato, localizado na Praça da Sé, o “1º Seminário da disciplina “Etnoconhecimento e Educação Escolar”, que tem por tema: O Crato Caririense e o Crato Alentejano: História, Cultura e Educação. Idealizado e coordenado pela professora Ariza Rocha, da Universidade Regional do Cariri–URCA, esse simpósio contará com diversas palestras, abordando a temática acima, a serem proferidas por vários professores e intelectuais cratenses.
    
   De Portugal virão os professores Isabel Drumond Braga, da Universidade de Lisboa, que falará sobre o tema: “Do Crato (Portugal) ao Crato (Brasil):uma viagem ao passado”. e Virgílio Luz Belo, do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. Convidado, eu falarei sobre o tema: “Semelhanças e diferenças entre o Crato do Alentejo e o Crato do Cariri”. Dentre outros palestrantes: Heitor Feitosa, Josenir Lacerda, Alan Bastos, Jurandy Temóteo. Durante este evento haverá workshops, mesas redondas, exposições, dentre outros atrativos.  

Adiada a comemoração do centenário do Prof. Alderico

     Por motivo de problema de saúde com uma filha do Prof. Alderico de Paula Damasceno, a sessão comemorativa ao centenário de nascimento desse mestre, que seria realizada no Salão de Eventos da URCA, no próximo dia 24 de novembro, foi transferido para o mês de novembro. A nova data da realização da sessão será oportunamente informada pela equipe que planeja esse evento.

Um comentário:

  1. Prezado Armando Lopes Rafael - Mais uma vez você faz uma postagem rica de informações importantes.

    Vou fazer referencia a três tópicos. Palácio Episcopal - Há pouco tempo um jornalista, desinformado e de má fé escreveu que no Crato nada tinha até o Palácio do Bispo havia sido construido por Juazeiro. Todos sabemos que a construção deste patrimonio foi custeada com os recursos da herança de Dom Pires.

    Do Dr. Edvan Pires e Alderico Damasceno fui aluno no Colégio Estadual de 1969 a 1971, no antigo curso cientifico. Quimica e história respectivamente.

    ResponderExcluir