Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Caririense concluiu doutorado pela Universidade de São Paulo–USP

Dra. Thais Callou entre sua mãe, Benigna e seu pai, Dr. Lívio Callou, no dia que 
recebeu o seu doutorado

    A Dra. Thais Callou, médica, oftalmologista e especialista em Córnea e Cirurgia Refrativa, concluiu seu Doutorado em Oftalmologia na Universidade de São Paulo-USP. A solenidade de conclusão do doutorado ocorreu na última quinta-feira, dia 07 de novembro de 2019.

      Thais, nasceu em Crato, e descende de tradicionais clãs familiares do Cariri cearense.  Seu pai é o Dr. Lívio Callou, médico e empresário, com origens na cidade de Barbalha e atuação profissional em Juazeiro do Norte. Sua mãe é a senhora Maria Benigna Arraes, filha do Sr. César Pinheiro Teles (in memoriam) e dona Almina Arraes de Alencar Pinheiro. A avó de Thais, dona Almina Arraes, é uma pessoa muito conhecida e respeitada na cidade de Crato, mercê sua atuação voltada para ajudar as pessoas necessitadas das mais humildes camadas sociais, além da sua inteireza moral exemplar. 


     Thais Callou, hoje médica vitoriosa, conta que sempre recebeu estímulo e apoio infindáveis dos seus pais para o seu crescimento profissional. Ela diz que tem como referência, desde menina, seu pai e seu avô paterno, este último o Dr. Antônio Lyrio Callou (in memoriam). Dr. Lyrio construiu uma admirável trajetória como médico na região do Cariri. Ainda jovem, partiu de Barbalha, cidade onde nasceu, e formou-se na primeira faculdade de medicina do Brasil, localizada em Salvador (BA). Retornou à Barbalha, já formado, onde representou um exemplo de cidadão íntegro, dotado de determinação e empreendedorismo.
Sobre Thais

    Casada com o médico cirurgião plástico Dr. Bruno Sena, Thais tem orgulho de ter se tornado exemplo para outras mulheres. O primeiro filho do casal nasceu durante o curso da pós-graduação e Thais fez a conclusão e defesa da sua tese de doutorado, grávida do segundo filho. “Unir vida pessoal e profissional foi um grande desafio”, comenta ela.

     A Dra. Thais Callou faz parte do corpo cirúrgico da Clínica de Cirurgia Refrativa View Center Laser, num dos maiores complexos de oftalmologia da cidade de Juazeiro do Norte, a Clínica de Olhos do Cariri. No seu dia-a-dia, recebe seus pacientes ao lado de uma equipe composta por outros seis oftalmologistas, que ela considera como um presente na sua vida: Dr. Lívio Callou, seu pai, um dos maiores nomes da oftalmologia da região; Dra. Clarice e Dr. Eduardo Callou, seus irmãos; Dr. Ricardo Mendes e Dra. Bruna Costa Callou, seus cunhados, e Dr. Paulo Sampaio, seu primo.

     Além de trazer seus conhecimentos para atender melhor a população, a Doutora Thais pretende ingressar na carreira acadêmica, lecionando nas universidades. “Minha meta é trazer o conhecimento que adquiri não só para a rotina do consultório, mas também transferir esse aprendizado para os alunos do nosso Cariri”, afirma Thais. Para ela, a educação e a pesquisa são a base para o desenvolvimento de qualquer país. E diz acreditar que faz a sua parte para o crescimento e evolução do Cariri na área em que atua.

Postado por Armando Lopes Rafael

Um comentário: