Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de abril de 2023

007 - PRECIOSIDADES ANTIGAS DE VÁRZEA-ALEGRE - POR ANTÔNIO MORAIS


Zefilipe, o afamado.

José Felipe viajava pelo Estado da Bahia, em seu caminhão e, de passagem pela cidade de Ibotirama se hospedou num hotelzinho desses de beira de estrada. Depois de pegar o rango, saiu um pouco para o pátio do Hotel e observou uma quantidade enorme de cururus espalhada pelo terreiro. Falou para o proprietário do Hotel: é danado, tanto cururu por aqui e nós lá em Várzea-Alegre não encontramos um só pra remédio.

Compra-se por alto custo cada unidade. O dono da hospedaria procurou saber a utilidade do bicho. José Felipe explicou solicito. Nas nossas plantações de arroz, feijão e milho costuma aparecer muitos insetos, lagartas, formigas, besouros, mosquitos que estragam as lavouras e agente solta os cururus no roçado e em pouco tempo as pragas desaparecem, são exterminados por eles. Se o Senhor juntar eu pago um bom preço por cada  unidade.

José Felipe seguiu viagem e o caboclo danou-se a juntar cururu num cercado. Oito dias depois, José Felipe estava de volta, e, nem lembrava mais a proposta. O dono da Pensão quase morre de alegre. Seu José a sua encomenda está pronta, juntei os que pude só falta contar, eu não sei quantos são ao todo. Puxou José Felipe pelo braço e quando chegaram ao quintal da casa tinha um milheiro de cururus cada qual o mais  papudo.

José Felipe pediu que o caboclo contasse um por um. Depois fazia jeito de pegar a carteira do dinheiro e o caboclo se animava cada vez mais. Então, veio o arremate final: Disse José Felipe: olhe amigo velho, eu vou comprar, mas numa condição, eu quero que você separe os machos das fêmeas. Do contrario eu não levo porque lá os machos valem bem mais, preciso levá-los separados, por que é com a venda dos machos que vou fazer o meu lucro.



2 comentários:

  1. Nunca houve, não há e talvez não haverá um varzealegrense que tenha disseminado nossa Várzea-Alegre quanto José Felipe, o afamado. Quem assim o definiu foi outro grande promotor da marca Várzea-Alegre no Brasil e no mundo. Com suas composições gravadas por diversos artistas nacionais, em especial o rei do baião Luiz Gonzaga, o imortal José Clementino do Nascimento.

    Zefilipe merece o reconhecimento de todo varzealegrense.

    ResponderExcluir
  2. Zefilipe,meus sinceros Agradecimentos pelo bom filho da nossa TERRA VÁRZEA ALEGRE que fostes...,onde você estiver receba meu abraço fraterno e carinhoso.

    ResponderExcluir