Um pouco da historia da religiosidade de Várzea-Alegre - relação dos Padres com mandato na Paróquia de São Raimundo Nonato desde a sua criação em Novembro de 1863.
Dos 10 vigários apenas um, padre José Alves Bezerra foto, era filho natural da terra.
Período, nome e naturalidade:
1864 a 1875 - Padre Benedito de Sousa Rego - Tauá
1875 a 1878 - Padre Vicente Ferrer Pontes Pereira - Assaré.
1878 a 1883 - Padre José Alves Bezerra - Várzea-Alegre - Foto.
1883 a 1904 - Padre Joaquim Manuel Sampaio - Barbalha.
1904 a 1917 - Padre José Gonçalves Ferreira - Aurora.
1918 a 1923 - Padre José Alves de Lima - Crato
1923 a 1928 - Padre Raimundo Monteiro - Icó
1928 a 1932 - Padre José Ferreira Lobo - Missão Velha
1932 a 1969 - Padre José Otávio de Andrade - Fazenda Umbuzeiro - Aiuaba
1969 em diante - Padre José Mota Mendes - Povoado de Tabuleiro - Assaré.
Foto do Padre José Alves Bezerra único filho natural de Várzea-Alegre com mandato na paróquia de São Raimundo Nonato.
Caro Morais:
ResponderExcluirvocê é por direito e de fato "O memorialista de Várzea Alegre".
Feliz de uma terra que tem seu memorialista idôneo. Vá em frente!
Bom está contigo no trem da vida e no nosso balão. Abraço fraterno e carinhoso.
ExcluirAntonio Morais, eu concordo com o Armando Fafael plenamente é por direito e de fato o nosso Memorista:me lembro-me como se fosse hoje, eu estava procurando por algum fato relacionado a nossa Várzea Alegre nas redes sociais há 9 anos e lá estava Você, com seu Maravilhoso Blog do SANHAROL;a contar causos, histórias e estórias da nossa amada GENTE;vestindo de um colorido todo especial cada história,com respeito,carinho,muito amor e um humor fino,elegante, assim como você:quanto alento, levantes e levas para os nossos conterrâneos assim como eu distantes, do nosso torrão natal.Avante Guerreiro você não está só nesta caminhada:aproveito para enviar o me especial abraço para Padre José Mota, que realizou seu primeiro batizado de uma pessoa adulta em VÁRZEA ALEGRE :eu.Abraço fraterno e carinhoso.
ResponderExcluirPrezados Armando e Fátima - Para uma cidade cuja origem tinha uma população genoinamente católica apostólica romana uma curiosidade destas devia ser bem recebida pelos religiosos. Mas, as pessoas hoje em dia estão ligados em outros conceitos.
ResponderExcluirIsso só aumenta ao dito , que o povo de Várzea dá muito valor a o de fora e menospreza o filho nato.
ResponderExcluirMorais,
ResponderExcluirTenho notado a ausência do PADRE VIEIRA,principalmente nos relatos referentes à igreja e aos padres de V.Alegre......será por conta dele ser muito "avançado?
Porque não se pode negar sua Cultura, seu envolvimento em relação à defesa do Jumento junto ao Zé Clementino e outros temas que dizem respeito ao sofrimento do Cearense,fato esse que o levou à CÂMARA FEDERAL e por ser tão crítico e defensor dos direitos humanos e políticos ,foi cassado pela poderosa REVOLUÇÃO de 64.
Meu amigo - Como você pode observar todo texto é numerado. Como são mais de mil historinhas o maior intelectual de Várzea-Alegre Padre Vieira será lembrado em diversas postagem. Todas enaltecendo sua importância e o seu valor como religioso, como escritor e como ser humano. Portanto aguarde. Abraços.
ResponderExcluir