Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Editorial de Jeff Bezos, dono do Washington Post, é lição à imprensa brasileira - O Antagonista.

Queda de confiança da população na mídia levou bilionário a reconhecer problemas e resistir a pressões por endosso eleitoral.

Jeff Bezos, dono do jornal americano The Washington Post, que se recusou a endossar uma candidatura presidencial, publicou o editorial “A dura verdade: os americanos não confiam na mídia”.

O bilionário fundador da Amazon e da Blue Origin precisa ensinar empresários da comunicação brasileiros a fazerem autocrítica:

A maioria das pessoas acredita que a mídia é tendenciosa. Qualquer um que não veja isso está prestando pouca atenção à realidade, e aqueles que lutam contra a realidade perdem. 

A realidade é uma campeã invicta. Seria fácil culpar os outros por nossa longa e contínua queda de credibilidade e, portanto, declínio de impacto, mas uma mentalidade de vítima não ajudará. 

Reclamar não é uma estratégia. Devemos trabalhar mais para controlar o que podemos controlar para aumentar nossa credibilidade.

Por si só, recusar-se a endossar candidatos presidenciais não é suficiente para nos levar muito acima na escala de confiança, mas é um passo significativo na direção certa.

A falta de credibilidade não é exclusiva do The Post. Os jornais de nossos irmãos têm o mesmo problema. E é um problema não apenas para a mídia, mas também para a nação. Muitas pessoas estão se voltando para podcasts improvisados, postagens imprecisas de mídia social e outras fontes de notícias não verificadas, o que pode espalhar rapidamente desinformação e aprofundar as divisões. O Washington Post e o New York Times ganham prêmios, mas cada vez mais falamos apenas com uma certa elite. 

Cada vez mais, falamos com nós mesmos".

2 comentários:

  1. No Brasil a enternet está dando voz a todos. Vivemos a época da imbecilidade. Época da embalágem onde se olha a manchete e nunca o conteúdo.

    Não vejo perspectiva de mudança. É imbecil escrevendo para imbecil e, o pior, exigindo que você tenha a mesma opinião.

    Midia vendida, jornalistas subservientes.

    Lendo os jornais e revistas nota-se claramente que a única coisa certa que existe ali é a data.

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha opinião. E, minha opinião não é para mudar a sua. Respeito. A humanidade se alimenta de informações. No Brasil, os veículos de comunicação são vendidos e quem pagar mais tem do seu lado a informação como deseja e como lhe convém. São poucos, muito pouco, gatos pingados que não se dão a esse tipo de serviço.

    ResponderExcluir