O deputado varzealegrense Joaquim de Figueiredo Correia foi um dos parlamentares mais respeitados do Congresso Nacional no século passado. Atuante, humilde, trabalhador e amigo.
Pouco andava em Várzea-Alegre, trabalhava na Capital Federal, Brasília e morava em Fortaleza. Aparecia com frequência em nossa terra nas campanhas eleitorais.
Minha avó Josefa, era muito amiga da família Correia e do deputado Joaquim Figueiredo Correia, mas por questões locais e familiar, era também avô do Dr. Pedro Sátiro que votava para Deputado Federal com Ossian Araripe.
Um belo dia, os dois, minha avó e o deputado Figueiredo se encontraram e houve o presente dialogo entre os eles:
Deputado Figueiredo - Dona Josefa, como vai a senhora, está tudo bem? Como vai o Sanharol? Ainda fazem pão de arroz como antes? Este ano a senhora já decidiu com quem vai votar?
Dona Josefa - Tudo bem deputado, tudo na paz de São Raimundo, este ano eu vou votar para Ossian Araripe, mas, eu rezo todo dia para você ser muito bem votado e se eleger.
Deputado Figueiredo - Dona Josefa, vamos fazer um negócio, vamos inverter, a senhora vota pra mim e reza pru Ossian se eleger.
Não houve acordo, Dona Josefa tinha compromisso não aceitou a proposta. Felizmente os dois deputados se elegeram e honraram o Ceará e o Brasil no Congresso Nacional.
Por sorte de minha avó se elegeram os dois. Nesta legislatura Várzea-Alegre tinha dois deputados federais : Padre Vieira e Joaquim de Figueiredo Correia e dois deputados estaduais : José de Figueiredo Correia e Antônio Afonso Diniz.
ResponderExcluirInfelizmente na fase atual não se vislumbra nenhuma chance de um varzealegrense vir a ser eleito nem para Deputado Estadual.
ResponderExcluirGonçalo - Você tem razão. As eleições para deputado tem sido a maneira dos políticos locais recomporem o caixa vendendo votos para candidatos endinheirados. Nada mais que isso.
ResponderExcluir