Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

460 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Blog do Sanharol.


Lavoura de fumo.

Raimundo Bitu cedeu uma parte de seu terreno para Antão Pereira plantar fumo. As plantas cresceram viçosas,  sadias e na época  de cortar  apresentavam-se  grandes e com bom rendimento. 

Antão conseguiu ótimo  resultado com a lavoura. Quando o fumo estava pronto gratificou Raimundo Bitu com 20 varas de fumo, é assim  que os produtores chamam. 

Manuel de Vó, sabendo do resultado favorável, chegou para Raimundo Bitu e disse: Padim, ontem eu sonhei com Dona Bilinga, tua mãe, e ela me dizia que você me desse três varas desse fumo. 

Padim coçou a cabeça e respondeu: Manuel, mas que coincidência essa, ontem eu sonhei com Teté, a tua mãe,  ela pedindo para eu te avisar que deixasse de fumar que faz um mal danado. Se tu continuar fumando vai terminar morrendo.

Nunca vi saída mais inteligente. Sabedoria antiga.

2 comentários:

  1. Não imagine que essa historia é fruto de minha criatividade ou imaginação. A historia é acontecida, fiel a verdade.

    Eu vou dar uma mergulhada. Vou diminuir minha presença no Blog, meus comentários bem como minhas postagens.

    Vou voltar ao inicio do Blog: uma postagem por dia e, sempre sobre as proezas de nossa gente.

    ResponderExcluir
  2. Eram verdadeiros amigos e colegas de jogo de baralho. O fato aconteceu e eu estava presente para servir de testemunho. Manoel de Vó viveu bom tempo de sua vida na nossa casa. Certa vez teve uma discussão com meu pai por conseqüência de jogo e Manoel ficou enraivado sem andar lá por casa. Minha mãe sentindo a sua falta perguntou a meu pai o que tinha acontecido. Contando o episódio do fato, minha mãe pediu a meu pai para ir até a casa de Manoel com vista a sanar o problema. Meu pai foi até o terreiro e chamou Manoel!!!, Venha até aqui e Manoel respondeu: não vou!!!, Não vou!!!!!!!, Papai tornou a chamar dizendo foi sua comadre Cotinha que mandou vir lhe pedir desculpas, não vou!!!, Não vou!!!!, Tornou repetir Manoel. Meu pai irritado com a resposta, disse: olhe!!!!, Você sabe de uma coisa!!!, Vá para puta que lhe pariu que melhor. Para quem vinha apaziguar o problema complicou mais ainda.

    ResponderExcluir