Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

460 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Mundim do Vale.


Certa vez Maria de Lourdes Sobreira ia para o Sanharol, quando chegou na cabeça a ladeira de Pedro Beca, avistou uma rodia de cobra cascavel pronta para o ataque. 

Muito assustada Maria desceu a ladeira mais ligeiro do que noticia de separação de casal. Quando chegou no pé da ladeira, encontrou Zé Terto com um landuá na mão. Muito cansada Maria pediu: Zé Terto meu fi, me faça um favor! Qualo? 

Vá lá no aceiro daquela cerca e mate uma cobra que tem lá. É pra já. Terto pegou uma vara da cerca e foi até o local, mas não teve coragem de encarar a cobra. A cascavel jogou um bote, ele soltou o pau e correu muito mais rápido do que Maria tinha corrido. 

Maria não gostou da covardia do seu salvador e começou a fazer ofensas: Deixa de ser mole nego frouxo. Tu queria era sentar na cobra? Parece que não é ome? "Êpa! Num venha me insculhambar não. Eu sou preto mas sou ome. Quer saber se eu num sou ome? Arrepare aqui"! Dizendo aquilo, ele arreou o calção e balançou os pissuidos. 

Foi nessa hora que ela viu a coisa preta. Depois daquela cena Maria saiu indignada e foi fazer queixa a António Costa, que era o Delegado Civil de Várzea-Alegre. O delegado mandou que um soldado fosse buscar o sujeito para ser interrogado. Quando Zé Terto chegou o delegado fez a inquirição: Zé Terto eu tenho uma denuncia muito grave contra sua pessoa. Foi verdade que você mostrou o "dito cujo" a Maria de Loudes? Foi divera seu Toim! Mas foi pruque ela me insculhambou, me chamou de nego frouxo e dixe qui eu num era ome, ai eu amostrei, que era prumode provar qui sou ome". 

Pois eu vou lhe dar cinco dias de xadrez! Depois da prisão, Borboleta que era amigo do preso, saiu correndo e foi até a ANCAR para contar a Nicacia, que era irmã adotiva de Zé Terto. Nicacia saiu a procura de António Costa e quando o encontrou perguntou: Seu Toim! O que foi que Zé Terto fez para o Senhor botar ele na cadeia? 

Ele mostrou o pau sem ter matado a cobra! Respondeu o delegado.

9 comentários:

  1. Antonio Alves Costa, o nosso delegado, era um homem digno, etico, decente e querido dos varzealegrenses. Bem diferente desses juises/ministros do Supremo que trocam ofensas em plenario numa demonstração clara do que é este Brasil imoral presidido pelo Caro.

    ResponderExcluir
  2. Morais Antonio Costa e seu filho Antonio Ulisses, ambos tem boas histórias que podem ser contadas....A da noiva que fugiu(em direção ao Granjeiro)e o pai da mesma veio procurar Antonio Costa é muito boa..rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  3. Quando FHC colocou Gilmar Mendes na Advocacia da União, já tivemos um prelúdio do caráter do tal representante.
    Quando rapaz lembro-me do Sargento Joca um delegado corrupto que durante tempos amoitou em Farias Brito. Do finado, fico pensando a santidade que era, comparando com as celebridades de hoje.
    Repugnancia e nôjo, é apenas um suspiro do que vemos no momento atual.
    Qualquer traficante teria condições morais de asssumir uma vaga deixada por qualquer um dos pares.

    ResponderExcluir
  4. Elmano.

    Parabens pela mais nova herdeira, que Deus a faça feliz e com muita saude. É um prazer ler os seus textos, eles são de uma rasualidade e argumentação extraordinarias. Eu até estava meio por fora do Blog do Crato por que tenho me decicado mais ao Blog do Sanharol mas quando vi a postagem do seu texto fiz o meu comentario. Elmano, quando eu enquadro os tres poderes é porque não sei qual o mais seboso. Veja o caso do Daniel Dantas. Depois da reunião do Gilmar Mendes com o Lula, o presidente se afroxou todo, afastou o Lacerda da ABIN, afastou o Protogenes que passou a reu e está sendo processado. O meu conceito sobre FHC era muito ruim, pessimo até, mas o Lula por ter prometido fazer o contrario me decepciona muito mais, embora os seus fanaticos entendam que quem teve medo do Dantas não foi o Lula. Quem abortou a operação da PF tenha sido Pedro Alves Cabral. Um grande abraço e veja as historias do Blog Sanharo: recomendo A Tragedia de Jesus e Passando a Escritura. Voce vai rir com as coisas lá de nós.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Enio Menezes.

    Quando eu era menino que ia almoçar eu costumava ir traçando os outros alimentos e deixando o torreizinho para o final. Pois bem, as historias do saudoso Antonio Costa estão guardadas para mais tarde. Hoje a chuva de Varzea-Alegre foi do tamanho da que levou a ponte e foi deixar lá onde o Acelino Leandro definiu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Morais, vejo que a promessa de deixar de falar de Lula não foi cumprida, mas prefiro assim, pois, isso vai nos inspirando a fazer, vez em quando,algum comentário. Acabei de fechar edição 23 do nosso jornal que já se encontra na gráfica para ser impresso e Já dei início à digitação do "Banco de Dados Genealógicos da Ribeira do Carás"
    Quanto ao Elmano, não o conheço pessoalmente, mas já é meu amigo virtual no orkut há muito tempo.Quero dizer ao Elmano que o Sargento Joca a que ele se refere era primo legítimo do meu pai, sendo, portanto,um dos netos do fundador de Ponta da Serra, José Bernardo Vieira. O sargento Joca era o pai do saudoso João Eudes, a mais bela voz do radio caririense. Sargento Joca hoje é nome de rua em Juazeiro. Não quero o amigo Elmano se sinta constrangido pelo comentário que fez. Eu até acho que esta foi uma oportunidade que tive de fazer este registro de alguém que certamente deu sua contribuição no seu setor de atuação. Abraços pro amigo Morais e pro Elmano.

    ResponderExcluir
  7. Antonio.

    A degenerecencia é total. Não há como mostrar a podridão e o pus do Supremo e do Congresso sem respingar no Cara, porque o mal exemplo começou pelo executivo. Portanto o Cara tem a mesma merecedencia dos demais.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. degenerecencia /merecedencia

    O amigo tá arrumando essas palavras em algum dicionário do Sanharol. Dá uma boa rima.

    ResponderExcluir
  9. Grande Antonio.

    Grande observador. Foi encontrado o Dicionario do Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol. Editado em 1719.

    Abraços.

    ResponderExcluir