Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de janeiro de 2024

449 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Foto - João Alves de lima - João Francisco

João Alves de Lima, o nosso amigo João Francisco, homem do bem e da paz foi Tabelião do Cartório em Várzea-Alegre por varias décadas, e, este fato somada a sua obstinação de servir o fez muito conhecido e querido na comunidade. Muito serio, positivo por demais, dizia o que tinha que falar sem guardar segredo.

Em 1988 se elegeu prefeito de nossa cidade e fez um governo pautado pela moralidade. Procurou a todo custo, impedir os desvios de conduta dos funcionários com demissões e exemplos de honestidade. Sua gestão, como todas as outras, não conseguiu atender as exigências e carências do povo.

Outro dia, ele me reservou uma historia intereressante e engraçada: Durante seu governo, em pleno centro da cidade, a Praça dos Motoristas, um jumento correu atrás de outro, até alcançar e montar em cima do cangote, promovendo aquele espetáculo ridículo e desagradável em plena praça publica.

Ele, o prefeito, passava pela rua no exato momento daquela cena desmoralizadora. Um transeunte deboxando de sua autoridade falou: "Aí, é que é falta de um prefeito! João Francisco rebateu no ato: de um prefeito não senhor, isso aí é falta de uma jumenta.



6 comentários:

  1. No seu governo, o presidente do Sindicato dos professores o procurou e disse: Eu quero que o senhor fique sabendo que se não aumentar os salario dos professores nós vamos entrar em greve.

    João respondeu: E eu quero que voce fique sabendo que eu deixei de estudar ha 65 anos.

    ResponderExcluir
  2. Um eleitor qualquer, chegou para João Francisco e disse: seu João, eu me enganei muito com o senhor! João Francisco respondeu: não foi só voce não - teve mais gente.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Seu João sempre muito espirituoso... Tinha cada resposta, cada repente....kkkkkk
    Pense numa taboca grandeeee !!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Klébia, quando tu falou em "taboca grande" eu lembrei de uma história que aconteceu na minha família.

    Certa vez tava acontecendo a procissão de São Raimundo Nonato e meu tio Raimundo tinha tomado umas canas e tava na calçada do bar vendo o movimento. Dai, passou uma velhinha daquelas miudinhas, toda enrrugadinha, negra do sol da roça, com uma roupa de São Francisco e uma pedra de paralelepípedo na cabeça equilibrando como um pote só que sem a rudia. Meu tio olhou pra ela e disse: "Minino, se não existir esse negócio de promessa e nem de céu, PENSE NUMA TABOCA GRANDE!"

    Hehehehe, veio a mente agora!

    ResponderExcluir
  5. Francisco Giovani da Costa15 de janeiro de 2024 às 10:27

    João Francisco conversava com um amigo e na história que contava falava em Saboeiro. Aí ele perguntou ao amigo: você conhece Saboeiro? O senhor disse: conheço não! João Francisco disse: mas homem, pois faça um esforço pra você nunca ir lá!

    ResponderExcluir
  6. João Francisco lembro muito quando tinha um cartório vizinho a sorveteria do nego de aninha minha vó mãe do meu pai boriz anos 60 saudade tinha sorveteria do meu tio perto do cinema nossa passa um filme na nossa mente Moro em São Paulo são bernardo

    ResponderExcluir