Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

437 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Quando o governador Gonzaga Mota, foto, se rebelou contra os coronéis, inclusive o Coronel Virgílio Távora responsável por sua condução ao governo do estado do Ceará, anos atrás, uma chapa  foi idealizada para  apresentar aos cearenses. 

Na composição majoritária estavam Tasso Jereissati para governador e Mauro Benevides para Senador. A outra vaga de senador estava reservada ao varzealegrense Padre Antônio Batista Vieira, foto abaixo.


Quando foi levado o convite ao padre ele respondeu que não aceitava. E afirmou : "Neste período eu vou escrever alguns livros que irão me eternizar, e, duvido que dez anos depois do mandato encerrado alguém se lembra quem  foi o senador no período em questão". 

Dito e feito. Os livros do padre o eternizaram. E, eu pergunto : você sabe que o senhor Cid Carvalho foi senador da republica?




4 comentários:

  1. Decisão sabia e inteligente. O padre se portou com a humildade de quem triunfa.

    ResponderExcluir
  2. Eu, modéstia à parte, lembro do Cid Carvalho sendo Sebador da República. Só não lembro é de nenhum feito significante dele durante o período que exerceu o referido cargo.

    ResponderExcluir
  3. A inutilidade da própria pessoa faz com que nenhum cearense lembre do imbecil que o fizeram de senador.

    ResponderExcluir
  4. Gonzaga Mota foi governador do Ceará graças a indicação do Virgilio Távora. Traiu Virgilio, depois dessa atitude covarde nunca mais foi nada, ficou reduzido ao que era.

    ResponderExcluir