Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

461 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais

Delfonso de Luiz Bitu quando tinha lá seus 12 anos, ganhou de presente do pai uma bicicleta de segunda mão. O primeiro proprietário não era muito zeloso e a bicha tinha solda por tudo quanto era peça e lugar. Na primeira viagem que Delfonso fez a Vazante, quando retornava, precisamente, na casa de Meninin Bitu, houve o encontro com Bitô, um vendedor de pães que subia a Ribeira do Machado com um balaio de produtos de padaria e geralmente retornava com o caçuar cheio de ovos, objeto da negociação, de troca.

Justamente na ladeira a bicicleta desembestou. Delfonso tentou parar. O guidom partiu a solda, o pedal quebrou e a corrente saiu. Delfonso pensou vou pra direita e Bitô imaginou a mesma coisa. Bateram de frente, mesmo no entre pernas. Foi bicicleta prum lado, Delfonso pra outro, Bitô esparramado no chão e os ovos não ficou um inteiro.

Nisso se aproximam Manuel Bitu e Antonio de Sôta para socorrê-los. A preocupação de Bitô era com os ovos, com o prejuízo.

Delfonso perguntou quantos ovos tinha no balaio?  Bitô respondeu 118, a 0,10 cada um, o meu prejuízo é de 11,80 (onze reais e oitenta centavos).

Delfonso jogou o resto da bicicleta fora da estrada, tirou 12,00 (doze reais) do bolso e entregou a Bitô dizendo: pegue esse dinheiro eu sei que os dois seus também se lascaram e seguiu para o Serrote com um dedo quebrado, a calça rasgada em quatro lugares e alguns arranhões nos joelhos.

3 comentários:

  1. Lembranças dos tempos do velho Bitô, dos tempos em que saborear um pão do reino, era coisa pra poucos.

    Conta perfeita 118 mais 2 = 120 vezes 0,10 = 12.00. Nem Lewandoviski com sua regra de três vergonhosa na defesa dos bandidos do mensalão é tão exato.


    ResponderExcluir
  2. Eu acho que essa bicicleta ainda hoje existe e quem anda nela é Bruno filho de Delfonso
    a última vez que vi ela tinha oito raios no pneu dianteiro. kkk

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo - "Botafogo".

    Depois vou contar uma historia de um adjunto do Delfonso. Local Vazante, trabalhadores na apanha de arroz e um tardão.

    Porém, o tardão era exigente e, se fosse vivo hoje, estaria feliz com o titulo do Fluminense. Acompanhe as próximas postagens.

    ResponderExcluir