Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de dezembro de 2023

426 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Demontier Batista, preocupado com a saúde, ficou muito mais depois do infarto que levou seu amigo João Morais. Marcou consulta com um cardiologista fez uma bateria de exames, quando foi para retornar, o médico pediu para que ele fosse acompanhado da sua esposa Anésia.

O casal ficou até um tanto preocupado pensando ser alguma gravidade constatado nos exames. Chegaram no consultório e sentaram juntos, em frente ao médico. Dona Anésia pôs os cotovelos na mesa e as mãos em cada lado do rosto e encarou o médico sem piscar os olhos. O médico notou a expressão de preocupação dos dois e tratou logo de acalmá-los:

Bem. Pelos resultados dos exames, está tudo bem. Eu solicitei a presença da senhora aqui apenas porque eu tenho umas recomendações para fazer. E como é a esposa que sempre cuida da alimentação eu gostaria que a senhora ouvisse com atenção. Vou anotar também nas costas da receita para vocês levarem.

O médico foi falando ao mesmo tempo  que escrevia:
Examinar semanalmente a pressão arterial.
Fazer caminhadas três dias por semana.
Não se alimentar de comida muito gordurosa.
Não se alimentar de comidas com muito sal.

Então, Demontier interrompeu o médico perguntando:
Doutor. E uma cervejinha eu posso tomar?
O médico disse:
Claro!
Você pode tomar duas ou três cervejas num final de semana.
Nesse momento foi a vez da interferência da Dona Anésia:
Mas doutor se ele se acompanhar com Mundim de Chico Luiz, ele não toma só três. Ele toma logo é uma grade.
Sendo assim vamos colocar aqui. Não se acompanhar com Mundim.

Mundim do Vale.



Um comentário:

  1. Mundim.

    O mal é justamente esse. Não seguir a recomendação do medico. Tambem o medico não permite nada. Quem tentar atender morre de fome. Um pirão de costela nem pensar. Um sarapatel de carneiro passar longe. Costelas de porco torrada nem olhar. E os filhos ficam do lado com os "oião" arregalados: papai, isso não pode, aquilo tambem não pode, diz o outro. E os vei se lascando.

    ResponderExcluir