Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

420 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Terminei o curso ginasial em Dezembro de 1968 em Várzea-Alegre. Os meses seguintes vivi um período de muitas duvidas. Não sabia se ia fazer o colegial ou se ia ser um plantador de arroz nas várzeas verdejantes do Riacho do Machado em Várzea-Alegre. 

Faltando uns 10 dias para o inicio das aulas, o meu pai me botou no  ônibus de seu Totô e me mandou ao Crato. Trazia  no bolso uma cartinha solicitando ao  diretor  do Colégio Estadual  Manuel Batista Vieira, Vieirinha, minha matricula.

O encontrei na Livraria Católica, próximo a gloriosa Praça Siqueira Campos.  Ele recebeu o envelope, retirou a carta, leu, recolocou no envelope e escreveu em cima - A palavra mais expressiva de toda  minha vida - "Faça-se".
Fui me ter com a Zuleide no colégio.

Eu sou um saudosista inveterado. Viver uma vez já é uma dadiva divina e o que dizer de rebuscando o tempo viver mais uma vez? 

Rebuscar o passado me faz lembrar os velhos amigos dos meus tempos de meninice no colégio. Hoje, um punhado de homens e mulheres bem sucedidas, exemplares pais e mães de família, para quem posso juramentar o meu respeito e minha admiração. Sempre vi a todos com os olhos de um irmão..

Ontem de passagem pela rua Senador Pompeu, encontrei aquele que sempre admirei e respeitei, vendo nele figura distinta, pessoa diferente, a quem devo devotar o máximo de atenção e cortesia.

Anário de Sá Cavalcante, foto, me deu um dos meus melhores abraços dos últimos recebidos. Nos tempos do colégio poucos eram  tão sem vergonha e safado quanto ele, hoje nenhum outro é tão amigo, camarada  e admirado. 

Um colega sem chance de ser esquecido.



5 comentários:

  1. Não há razões para ter ciumes. A admiração e o respeito é igual para todos. Os 31 alunos que em 1969 fizemos parte de uma turma responsável e estudiosa.

    ResponderExcluir
  2. Grande Moraes, se puder, faça-me um favor!
    Quero o telefone do Anário, se vc tiver é logico!
    Meu velho companheiro de festas na AABB, no Crato Tenis Clube e na Churrascaria Algo Mais!
    Temos boas lembranças daquelas festas, e como conseguîamos o acesso! 🤣🤣🤣🤣
    Bons e velhos tempos !!

    ResponderExcluir
  3. Meu grande tio Anário, mas conhecido com tio peba.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Morais!
    Quando eu for pra o Crato, vou ligar pra o amigo Anário e vamos tomar um chopp!
    Quem sabe se vc não está por lá também!
    Seria um grande prazer !!

    ResponderExcluir